No dia 19 de abril, Dia do Índio, o Programa de Pós-Graduação em Política Social da Universidade Católica de Pelotas (PPGPS/UCPel) promove o evento Povos Indígenas e Colonialismo – Direitos e Resistências na América Latina. A atividade será realizada no Espaço Multiuso do Campus II (Rua Almirante Barroso, 1.202), às 19h.

A apresentação da proposta e as boas-vindas estarão a cargo da coordenadora do PPG, professora Vini Rabassa da Silva. Em seguida, começa a primeira mesa de debates, com a temática Colonialismo e Interculturalidade Crítica na América Latina. A professora do Programa de Direito da Universidade de Magdalena (Colômbia) e pós-doutoranda do PPGPS, Isabela Figueroa, falará sobre Interculturalidade, Direitos e Controle Social Democrático – Um Panorama do Brasil e da Colômbia. A professora de Direito da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Márcia Bertoldi, abordará Povos Indígenas e Natureza. O tema Modernidade, Colonialidade e Descolonialidade – Um giro no pensamento crítico latino-americano contemporâneo e do Sul global será apresentado pelo professor do Departamento de Filosofia da Universidade de Cauca (Colômbia), Mario Valencia.

Para às 20h10min, está marcada a segunda mesa da noite, com o tema Direito dos Povos Indígenas e Resistências no Brasil. Nesse painel, estarão o professor de História do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSUL), Francisco Vitória, que abordará De Patos a Kaingangs: Pelotas aos Indígenas; o líder kaingang Pedro Salvador, que tratará do tema A Resistência do Povo Kaingang em Pelotas; e o coordenador do Conselho Indigenista Missionário (CIMI Sul), Roberto Liebgott, que falará sobre Direitos do Povos Indígenas: obstáculos políticos e jurídicos para sua realização no Brasil.

dsfdsdssd