Depois de um final de semana que gerou um acúmulo médio de 90mm de chuva entre a sexta-feira (25/3/16) e o domingo (27/3/16) diversas secretarias da prefeitura de Pelotas trabalham para reorganizar a cidade. Algumas localidades – como o Laranjal – chegaram a ficar até 30 horas sem luz e água, uma vez que sem energia elétrica não havia como bombear água nas redes.

O Centro de Pesquisa e Previsões Meteorológicas da Universidade Federal de Pelotas (CPPMet/UFPel) registou, por volta das 16h de sábado, rajadas de vento de 93,2km/h na direção sudeste. O CPPMet informou que nesta terça-feira ainda está prevista nebulosidade durante o dia, especialmente no litoral sul do Estado, a partir de então a tendência é que uma massa de ar seco entre pelo oeste e o tempo melhore.

Acompanhe, a seguir, o que cada secretaria está fazendo para a recuperação dos pontos prejudicados pela tempestade:

– Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA): realizou a retirada de sete árvores que caíram. A secretaria está fazendo uma nova avaliação em toda a cidade, e aquelas árvores que apresentarem risco eminente de queda, vão ser podadas ou suprimidas.

– Serviços Urbanos e Infraestrutura (SSUI): no final de semana foi realizada intervenção na praia do Laranjal quando foi aberto um valo na areia da praia no cruzamento com a rua São José do Norte para que a água que estava represada nas ruas do balneário voltasse pra a laguna; também no Jardim de Allah aprofundaram uma valeta para facilitar o escoamento da água acumulada; a partir desta segunda-feira, equipes trabalham na limpeza urbana – recolhendo galhos nos diferentes bairros da cidade – e na recuperação da estrada de acesso ao Pontal da Barra.

– Secretaria de Justiça Social e Segurança (SJSS): no sábado, um mutirão da Secretaria e voluntários distribuiu mantimentos, colchões e roupas aos indígenas que estão acampados em frente ao Terminal Rodoviário e tinham sido atingidos pelo temporal. Nesta segunda-feira, representante da SJSS retornou ao local para rever a situação dos indígenas.

– Defesa Civil: fez o monitoramento constante dos diversos pontos da cidade que tiveram alagamentos e solicitou ajuda às respectivas secretarias; distribuiu 300 metros de lona para que os indígenas pudessem recuperar suas barracas.

– Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR): reconstrói uma ponte no 7º distrito que foi levada pelas águas e duas cabeceiras de ponte no 6º distrito e na Colônia Z3 – o trabalho era finalizado na tarde desta segunda-feira; no 3º distrito, a Secretaria recupera as estradas para que veículos possam voltar a circular normalmente.

– Secretaria de Educação e Desporto (Smed): nenhuma escola teve danos materiais; em algumas que estão em obras – Escolas de Educação Infantil – entrou água por algumas frestas e as aulas foram suspensas nesta segunda-feira para limpeza.

Volume de chuvas acumulado em Pelotas no Feriadão de Páscoa:
Sinott – 104,4mm
Centro – 95,4mm
Fragata – 92,4mm
Areal – 87mm
Z3 – 71,2mm

*Dados da Defesa Civil

Média para março é 120mm, segundo o CPPMet.
Redator: Shana Dockendorff/ASCOM

SJSS - Índios - Foto Rafa Marin (6)