AO VIVO

Nos últimos anos a prefeitura de Pelotas tem investido na aquisição de mobiliário urbano para proporcionar mais conforto e segurança à população do Município. Apesar dos investimentos feitos pelo governo municipal, frequentemente são constatados atos de vandalismo em abrigos de ônibus, contêineres de lixo, postes de iluminação pública, lixeiras e bancos, entre outros, em todos os bairros da cidade.

Quem paga a conta das pichações e depredações gratuitas é a própria comunidade pelotense, já que o dinheiro dos impostos pagos pelos cidadãos que é utilizado nos reparos poderia ser utilizado em outras melhorias. É o desperdício do dinheiro público. Por isso é tão importante que cada pelotense se conscientize e preze pelo patrimônio público, dando sua contribuição para que todos tenham uma cidade melhor de se viver. Ao presenciar uma ação de vandalismo, alerte imediatamente a Guarda Municipal pelo telefone 153.

Depredação

*Abrigos – Em dois anos foram instalados 200 novos abrigos de ônibus em diversos bairros de Pelotas – um investimento de mais de R$ 1 milhão de recursos do Município. Muitos deles foram pichados, quebrados, derrubados ou tiveram uma parte furtada (chapas em que eram fixadas informações ou mapas da rota dos ônibus). Um dos abrigos recentemente implantado foi tão danificado que teve de ser retirado.

*Contêineres – A empresa Revita, responsável pela coleta de lixo, tem 750 contêineres distribuídos pelos bairros de Pelotas. É comum, ao andar pelas ruas, encontrar alguns destes quebrados, depredados e até queimados. Seguidamente os contêineres têm que ser retirados para manutenção e, em vários casos, são recolhidos e descartados por não terem conserto.

*Praça – Na madrugada de 16 de março, a praça Coronel Pedro Osório teve o banheiro arrombado, itens furtados do armário dos servidores, e dezenas de lâmpadas roubadas e quebradas.

*Postes – Na mesma noite, oito postes de luminárias do Parque Dom Antônio Zattera foram danificados.

*Ecoponto – Em 15 de março, apenas alguns dias após a inauguração, o local foi invadido e levaram a porta de alumínio e parte da janela da estrutura (contêiner) em que funciona o escritório. Uma segunda tentativa de furto foi frustrada pela GM, alguns dias depois. Alertada por moradores, a guarnição da Guarda prendeu dois homens em flagrante.

aa4b0c023668d76505b1259d7dd0ecb0