AO VIVO

A história da Feira Nacional do Doce, evento anual realizado em Pelotas, cuja primeira edição foi em 1986, foi rememorada em almoço comemorativo aos seus 30 anos, no restaurante Cavalo Branco, no Mercado Central, ao meio-dia desta sexta-feira (15/01/2016).

“Cada edição depende do envolvimento de muitas pessoas, para que sejam obtidas boas referências para apresentar em nome de Pelotas. A trajetória da Fenadoce foi fundamental para valorizar a autoestima dos pelotenses, para consolidar a capacidade de vencer obstáculos e para mostrar como fazer coisas bonitas”, disse o prefeito Eduardo Leite, saudando os presentes no almoço, ladeado pela rainha e princesas da Feira.

A primeira Fenadoce, em 1986, realizada no Laranjal, foi lembrada pelo então diretor de turismo da antiga Fundação de Cultura, Lazer e Turismo de Pelotas (Fundapel), Otaviano Cunha, que fazia parte da estrutura administrativa da prefeitura, do governo de Bernardo de Souza. Cunha relatou passo a passo da preparação do evento que começou a ser idealizado em 1983 e, ano após ano, foi crescendo em porte e representatividade.

A vice-prefeita Paula Mascarenhas registrou a alegria de, dia 15 de janeiro, data do aniversário de três décadas da Feira, estar na presença de pessoas que participaram da evolução do evento. “Muitas pessoas só acreditam em promoções que já se iniciam grandes, mas o que perpetua é aquilo que evolui com base na fé, na crença, na paixão e determinação de um pequeno grupo que acredita no que está realizando. A Fenadoce é um exemplo”, afirmou.

O prefeito Eduardo comentou que as realizações são como apostas. “O Poder Público tomou decisões assim e promoveu a Virada Cultural, a Quinzena do Pêssego, o Dia do Patrimônio, o Mercado de Pulgas e outros, com pleno sucesso, proporcionando a integração da comunidade”, argumentou, incluindo o Mercado Público e a Fenadoce nos símbolos e referências da cidade.

Em nome dos gestores da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) – entidade que coordena a Fenadoce desde 1995 – Eliane Sedrez afirmou que o empresariado está trabalhando forte para manter e desenvolver o evento, do qual tem orgulho por ter dado prosseguimento ao longo dos anos.

Entre convidados, os gestores da CDL, Eliane Sedrez, Max Michels e Vanisse Krause, o gerente executivo daquela Câmara, Adilson Buroxid, o executivo do Centro de Eventos, João Fernandes Thomaschwsky, os secretários de Desenvolvimento Econômico e Turismo Fernando Estima e o de Cultura Giorgio Ronna, o empresário do ramo hoteleiro Samir Curi Hallal, a gerente do Sebrae Rosani Ribeiro e representantes da imprensa prestigiaram o evento.

c6d86431876e9d02bb86e5dea2c75844