AO VIVO

A Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais vai promover uma reunião de trabalho em conjunto com os representantes consulares da Argentina, Paraguai e Uruguai e o Departamento de Trânsito do Estado (Detran/RS) para tratar de orientações aos motoristas do Mercosul, em razão das diferenças entre os sistemas normativos de trânsito dos países do Prata.
O encontro, a ser realizado no próximo dia 17, às 9h, na sala Maurício Cardoso, 4º andar do Palácio Farroupilha, foi anunciado pelo presidente da Comissão, deputado João Fischer (PP), na reunião ordinária do colegiado ocorrida no final da manhã desta quarta-feira (9).
Nos primeiros meses do ano, cerca de 200 mil carros ingressam no Brasil a partir do Rio Grande do Sul. Um número menor de gaúchos, mas igualmente expressivo, faz o sentindo inverso, dando entrada nos países do Mercosul. “Precisamos conversar e construir ações para que as dificuldades para os motoristas, até agora ocorridas, sejam debeladas. Estas ações são no sentido de evitarmos transtornos e, especialmente, acidentes nas estradas”, afirmou Fischer.
Uruguai
O deputado Luís Augusto Lara (PTB) representará a Comissão do Mercosul em encontros a serem realizados no Uruguai. Na próxima segunda (14), o deputado do PTB participará da sessão Plenária do Parlamento do Mercosul. Dois dias depois, irá até o Ministério de Desenvolvimento Social daquele país para tratar da retomada das feiras de serviços sociais, que acontecem em cidades de fronteira.
Nestes locais, são disponibilizados serviços públicos à população, como a confecção de carteiras do Mercosul e identidade de cidadão fronteiriço. No Rio Grande do Sul, já aconteceram feiras em Livramento, reunindo cerca de seis mil pessoas, e no município de Chuí.
Participaram da reunião, os deputados João Fischer, Luis Augusto Lara, Junior Piaia (PCdoB) e Tarcísio Zimmermann (PT).
Fonte: Assessoria ALRS