AO VIVO

O Ministério Público, com apoio da Corregedoria da Brigada Militar (BM) e do Comando Regional de Policiamento Ostensivo/Sul, detalhou, nesta quinta-feira (8), na sede do Ministério Público, em Porto Alegre, a Operação Costa Doce. A ação resultou no cumprimento de 14 prisões e 19 mandados de busca e apreensão em diversos municípios do Rio Grande do Sul. O objetivo foi desarticular uma organização criminosa especializada em vários crimes, que atuava em Tapes, Camaquã, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Jaguarão e Charqueadas.
O promotor de Justiça da Especializada Criminal de Porto Alegre, Ricardo Herbstrith, que conduziu os trabalhos, fez a explanação dos crimes praticados pelo bando – entre eles, roubo a banco, sequestro, cárcere privado, furto qualificado, tráfico de drogas, roubo de veículos e corrupção passiva. O primeiro balanço aponta que, no cumprimento dos 19 mandados de busca e apreensão, foram recolhidos um revólver, três pistolas, dois veículos, munição de diversos calibres, papel-filme e balança de precisão para embalagem de drogas, e um grande número de aparelhos celulares, tablets e notebooks.
Herbstrith ressaltou, ainda, que outros agentes públicos estão sendo investigados pelo uso irregular do Sistema de Consultas Integradas. “De posse de informações privilegiadas, celulares usados no crime eram cadastrados em nome de PMs honestos, que nada tinham a ver com o crime”, frisou.
Denúncias
A investigação é consequência da notícia do envolvimento do comissário da Polícia Civil aposentado Nilson Aneli, no início deste ano, no Litoral Norte, com o traficante Alexandre Goulart Madeira, o Xandi. Desde então, várias denúncias chegaram ao Ministério Público, como o envolvimento de Aneli com outras pessoas, na cidade de Tapes, para a prática de crimes. Também chegaram ao MP informações trazidas por pessoas da comunidade sobre a ação de uma quadrilha que operava livremente no município.
De acordo com o comandante do CRPO/Sul, coronel Elizeu Vedana, foram utilizados na operação desta quinta-feira (8) um efetivo de 40 policiais militares de pelotões especiais de Pelotas e Rio Grande e oito viaturas. A ação contou com apoio da Policia Rodoviária Federal (PRF).
Já o corregedor-geral da Brigada Militar, tenente-coronel Jeferson de Barros Jacques, falou sobre a denúncia de participação de um soldado na organização criminosa. “Trata-se de um policial com 15 anos de serviço, que tinha engajamento em práticas como omissão em relação aos crimes praticados”, afirmou. O soldado foi recolhido ao Presídio da Polícia Militar, em Porto Alegre.
A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) colaborou com a vistoria de três celas na Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc), onde três criminosos, que já cumpriam pena por outros crimes, foram novamente presos. Em Novo Hamburgo, foi detido um dos principais traficantes do Vale do Sinos.
Texto: Clelia Admar/Ascom-BM
Edição: Rui Felten/Secom