upload-20151005113012clima08_10

Muita chuva é esperada para esta semana nas áreas de produção de arroz do Rio Grande do Sul. Uma frente fria que chega na quarta-feira (7), e um sistema de baixa pressão que se intensifica na quinta-feira (8) entre o Paraguai e o norte da Argentina, é que vão gerar nuvens de tempestade sobre o Estado. Na quarta e na quinta-feira, as chuvas fortes atingem todas as regiões de interesse, diminuindo de intensidade somente na sexta-feira (9). No entanto, ainda há previsão de chuva até sábado.
Entre os dias 7 e 10 de outubro, os acumulados de chuva passam de 100 milímetros em praticamente todas as áreas produtoras. Nas regiões de Planície Costeira, os volumes podem chegar a 200 milímetros. É uma situação com potencial para alagamentos, transbordamentos de rios e potencial para queda de granizo.
Com relação às temperaturas, a tendência é de elevação a partir de terça-feira, com máximas chegando a 30ºC na quarta-feira de forma geral, até podendo passar disso no Oeste gaúcho. Na quinta-feira, com a entrada de uma frente fria, a temperatura cai e as máximas devem despencar na sexta-feira, ficando em torno de 20ºC. As mínimas sobem na terça-feira e chegam até 20ºC na quarta-feira, caindo novamente a partir de sexta-feira. Não há risco de geada.
Fonte: Instituto Climatempo/IRGA