AO VIVO

A chuva deu uma trégua e centenas de pessoas prestigiaram o desfile de 20 de Setembro, na manhã deste domingo, na Avenida Edivaldo Pereira Paiva, em Porto Alegre. O governador José Ivo Sartori chegou por volta das 9h e foi recebido pelo presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcha (MTG), Manoelito Savaris, e o comandante-geral da Brigada Militar, coronel Alfeu Freitas Moreira, ao som de Honras de Estilo ao Governador, executado pela Banda da BM.
Do palanque oficial, Sartori acompanhou a passagem das cerca de 2,5 mil pessoas que integraram os desfiles cívico-militar (com representantes da Brigada Militar, Polícia Civil, Instituto-Geral de Perícias e Defesa Civil), temático e tradicional.
No encerramento, o governador disse que o desfile tem um simbolismo extraordinário: “Nossos antepassados, há 180 anos, plantaram uma semente de mudança no país, que foi a luta contra a injustiça tributária e a centralidade administrativa. Era uma luta para constituir a República e o federalismo. E na verdade, isso está presente nos dias de hoje”.
O governador recordou que os farroupilhas deram uma demonstração de unidade para a construção da paz no Rio Grande do Sul. “Desafio não se vence com raiva política. Se vence com unidade, solidariedade e compreensão. Desafio sempre traz dificuldades e, evidentemente, mudanças podem ser consideradas amargas. O serviço público prestado hoje é bom, e os servidores têm seu papel. Mas eu tenho certeza de que, com as mudanças que vêm pela frente, teremos um serviço público ainda melhor”, ressaltou.
Desfile
O evento foi aberto pelo desfile cívico-militar, que contou com a presença de integrantes do Orçamento Participativo de Porto Alegre. Logo em seguida, 1,4 mil pessoas que fazem parte de dez invernadas apresentaram o desfile com o tema Campeirismo gaúcho e sua importância social e cultural.
O encerramento das comemorações do 20 de Setembro – data em que se iniciou a Revolução Farroupilha em 1835 – foi com a passagem de 800 cavalarianos de 55 Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) e Departamentos de Tradições Gaúchas (DTGs) da Região Metropolitana.
Extinção da chama crioula
No final da tarde deste domingo, ocorre a cerimônia de apagamento do Candeeiro Crioulo, no saguão do Palácio Piratini. O chefe da Casa Militar, tenente-coronel Everton Oltramari, extinguirá a chama.
Texto: Mirella Poyastro/Palácio Piratini
Edição: Rui Felten/Secom