A 38ª Expointer se encerrou neste domingo com volume de negócios batendo na casa dos R$ 1,70 bilhão. Na coletiva realizada na Central de Imprensa do Governo do Estado, o governador José Ivo Sartori destacou que a feira – considerada uma das maiores mostras agropecuárias da América Latina – foi uma experiência exitosa, otimista e feita com os pés no chão. Até as 14h, houve o registro de 509.204 visitantes no Parque de Exposições Assis Brasil.
O governador ressaltou o trabalho do secretário da Agricultura e Pecuária, Ernani Polo, que liderou a organização do evento, sempre fazendo um trabalho motivado, dinâmico, presente e marcado pelo diálogo. Elogiou o trabalho do secretário do Desenvolvimento Rural e Cooperativismo, Tarcísio Minetto, que, em conjunto com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, realizou mais uma edição exitosa da Feira da Agricultura Familiar. “Nosso governo vai ser plural e democrático, respeitando todas as posições políticas”, afirmou. Lembrou que a reconstrução do Parque Assis Brasil, após o temporal que atingiu a Região Metropolitana em dezembro de 2014, mobilizou governo e entidades para mais uma edição da Expointer. “O esforço coletivo e comunitário é agregador, é um exemplo de que somos capazes de vencer um desafio”, afirmou.
Divulgados os números de desempenho de vendas na 38ª Expointer
Diante de um cenário de retração econômica, taxas de juros maiores que a dos últimos anos e preços mais elevados, o segmento de máquinas e implementos agrícolas teve redução de 37,4%, totalizando R$ 1,69 bilhão em negócios encaminhados. Segundo o presidente do sindicato do setor, Claudio Bier, o número é reflexo da economia nacional. Bier destaca que para o próximo ano a área de máquinas e implementos no parque estará maior e com mais empresas expositoras.
Animais
Já a venda de animais teve incremento de 23,79% em relação ao ano de 2014. O volume chegou a R$ 15.389.240,00. Os leilões da raça Crioula e a comercialização de coberturas puxaram, mais uma vez, a venda de animais, alcançando R$ 10,98 milhões. A venda de bovinos de corte e mistos atingiu R$ 2.687.520,00 – aumento de 60% em relação a 2014, quando o desempenho foi de R$ 1.671.910,00.
Conforme o vice-presidente da Farsul, Gedeão Pereira, o setor agropecuário já vem se descolando do sistema financeiro, com a compra direta dos exemplares. Acrescentou que a feira “é a festa do produtor rural, onde a cidade se encontra com o campo”. “A Expointer espelha o trabalho de um longo período”, completou. O presidente da Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça, a Febrac, Eduardo Finco, salientou o crescimento em 24% nas vendas de animais neste ano. O aumento expressivo da comercialização, segundo ele, deve-se à qualidade zootécnica dos animais da Expointer.
Agricultura Familiar
Um dos espaços mais concorridos na feira, o Pavilhão da Agricultura Familiar, bateu novo recorde neste ano. A venda das agroindústrias nos nove dias chegou a R$ 2.200.504,99, incremento de 12,67% em comparação a 2014. “Esperávamos aumento de 10%, mas foi de 12,67%”, observou Minetto. O secretário lembrou que neste ano também aumentou, em 17%, o número de agroindústrias familiares na Expointer, que foi de 239 expositores.
Para o próximo ano, segundo Minetto, há previsão de construção de um novo pavilhão para ampliar a área da agricultura familiar. O vice-presidente da Fetag, Nestor Bonfanti, afirmou que a Expointer 2015 foi a melhor de todos os tempos. “A feira agrofamiliar esgotou os estoques de muitos expositores. Chegou a faltar espaço para outras agroindústrias interessadas, mas poderemos ter um novo e mais amplo para o próximo ano”, finalizou Bonfanti.
Já no artesanato, o faturamento ficou em R$ 960.090,25, com a venda de 28.631 peças expostas na área que reuniu 282 expositores cadastrados no Programa Gaúcho do Artesanato (PGA) da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS). Houve queda de 30% em relação ao ano anterior, quando o faturamento fechou em R$ 1,4 milhão.
O prefeito de Esteio, Gilmar Rinaldi, lembrou que o sucesso da feira espelha um trabalho de longo período. Rinaldi frisou o acerto com o Governo do Estado para a utilização do Parque Assis Brasil durante todo o ano. “Estamos finalizando uma parceria para instalação de um Polo Tecnológico no parque em conjunto com a Unisinos”, enfatizou.
Texto: Eliane Iensen e Ernani Campelo
Edição: Rui Felten