AO VIVO

Os pelotenses têm até março de 2016 para realizar o processo de cadastramento biométrico no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em Pelotas. A meta é que 200 mil pessoas se recadastrem, representando 80% do eleitorado do Município. Até agora, 33 mil pessoas realizaram o processo.

O prefeito Eduardo Leite aproveitou a tarde desta sexta-feira (18/9/15) para fazer o cadastramento biométrico do seu título de eleitor. “A nossa mobilização é importante para assegurar a transparência e a lisura do processo eleitoral, por isso, a participação de todos é necessária. A prefeitura apoia este ato que resgata o espírito cívico e representa o poder de escolha de cada um nas eleições”, salientou Eduardo.

A professora Débora Hoffmann, que esperava para fazer o procedimento nesta tarde, acredita que o método biométrico – o eleitor será identificado pela digital – vai evitar fraudes. “O processo vai garantir mais segurança nas eleições”, afirmou. Fabiana Bueno também aposta que o próximo processo eleitoral vai melhorar. “Acho que desta forma as eleições ficam mais transparentes”, destacou ela, confiante.

Diariamente, cerca de 20 funcionários do TRE realizam o cadastramento biométrico para 400 pessoas, em média. A tendência é aumentar a equipe para suprir a demanda do público, que deve crescer com o tempo.

Até o final de setembro, o procedimento será feito a partir de agendamento pelo site do TRE. No dia marcado, é preciso apresentar um documento com foto e comprovante de residência. A partir de outubro, os pelotenses podem realizar o processo diretamente no TRE, ou seja, sem a necessidade de agendar no site previamente. O prazo termina dia 16 de março.

Na cerimônia de lançamento oficial do recadastramento em Pelotas, a vice Paula Mascarenhas e o presidente do Legislativo, Ademar Ornel (DEM) também recadastraram seus títulos eleitorais. Na ocasião, estavam presentes a vice-presidente e corregedora do TER-RS, no exercício da presidência, desembargadora Liselena Ribeiro; o juiz coordenador das zonas eleitorais de Pelotas, Felipe Fagundes; o juiz da 34ª zona eleitoral, Marcelo Cabral; o juiz da 60ª zona eleitoral, Alexandre Lahude; o presidente da OAB, Luiz Antônio Carvalho, e o comandante da Brigada Militar, Major Rogério Vasconcelos.

O TRE fica na avenida Ferreira Viana, 1.159. Funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h.

Redator(a): Luiza Meirelles

79e7e26e930b072db59345afffab6cba