O evento que reúne os principais corais e grupos vocais de Pelotas há quatro décadas terá mais uma edição no próximo domingo, dia 04 de outubro. A Audição de Corais Pelotenses (Acopel) celebra 40 anos com a participação de 19 grupos, às 15h, na Catedral São Francisco de Paula. O evento é promovido pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel).

A primeira Audição foi realizada em 13 de setembro de 1975, por iniciativa da então regente do Coral da UCPel, Anni Gerda de Moraes. A proposta do encontro é promover a difusão, o estímulo e a prática do canto coral, buscando o intercâmbio entre os grupos. Assim, o evento nasceu para o desenvolvimento artístico e a valorização humanística da coletividade, possibilitando acesso à cultura musical.

Irão abrilhantar o evento em 2015, além do Coral da UCPel, os corais Cerenepe, Instituto São Benedito, Escola Louis Braille, Alegrai-vos no Senhor, Alegria de Viver, Cantarolando, Castro Alves, Centro Português, Associação Cultural Italiana Pelotense, Linguagem de Emoções, Cetres, APUFPel, Princesa do Sul, Sest Senat, Cepers, Arte de Ser Feliz, Círculo Operário Pelotense e Santo Antônio. Três deles estiveram no palco há 40 anos: UCPel, Santo Antônio e Princesa do Sul.

Outra das atrações será a participação da banda de música da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada.

A 40ª Acopel integra as comemorações dos 55 anos da UCPel. A entrada é franca.