AO VIVO

As obras de recuperação e remodelação do Parque Assis Brasil, em Esteio, foram vistoriadas pelo governador José Ivo Sartori nesta sexta-feira (22). Os reparos estão em fase final, para a realização da 38ª Expointer, que começa no próximo dia 29 e vai até 6 de setembro. Sartori percorreu o parque acompanhado de secretários e representantes de entidades participantes da feira – uma das maiores exposições do agronegócio da América Latina. Foram investidos R$ 1,5 milhão em conjunto com as entidades.
A parte das obras que compete ao Estado está 100% concluída, e os serviços de responsabilidade da iniciativa privada estão 95% finalizados. “O que vemos aqui nos deixa satisfeitos, pois as melhorias são muitas. Há também ações preventivas, que nos dão segurança para que esta seja uma grande exposição. Dificuldades e desafios econômicos são superados com criatividade e solidariedade”, disse Sartori, referindo-se à colaboração de todos os envolvidos no evento.
As reformas foram necessárias depois de um vendaval com rajadas de até 129 km/h que atingiu a Região Metropolitana em dezembro de 2014. Por conta disso, pelo menos 70% da estrutura do parque foi prejudicada. “Apesar das dificuldades do Estado, buscamos parceria público-privada para trabalharmos na reconstrução, e estamos hoje com as obras quase prontas”, disse o secretário da Agricultura e Pecuária, Ernani Polo. “É uma feira histórica e consolidada. Apesar do contexto econômico nacional, acreditamos em resultados positivos”, completou.
Pavilhões da Área Internacional e o Pavilhão do Gado de Corte já estão prontos. As obras foram executadas pelo governo em parceria com o Sindicato da Indústria das Máquinas do RS (Simers), Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Crioulo (ABCCC) e Federação da Agricultura do Estado do RS (Farsul). A ABCC também está finalizando mais um pavilhão (que vai abrigar equinos e terá espaço para o público conferir o desfile dos campeões), boulevard e pista coberta para os leilões da raça. São 4.758 animais com participação confirmada na Expointer 2015.
Também houve reformas estruturais em toda a rede elétrica e troca de cercas das quatro pistas de provas. Além disso, foi construído um novo lavador para o gado leiteiro, e as duas coberturas para desembarque – uma para os rústicos e outras para os animais de argola – foram restauradas.
Texto: Anamaria Bessil/Palácio Piratini
Edição: Rui Felten/CCom