AO VIVO

A economia solidária esteve em debate em Pelotas, na noite desta segunda-feira (17). Aproximadamente 200 pessoas de 15 municípios participaram do encontro. Como encaminhamentos, ficou acordado que a subcomissão vai trabalhar numa proposta de legislação municipal, por política para mulheres no meio rural, vai pressionar pela continuidade dos processos de certificação, fortalecer a política de microcrédito, retomar a organização dos fóruns municipais, lutar pela reativação do Conselho Estadual e pela execução de convênios federais. Além disso, será feita moção de apoio para manifestar o posicionamento das Câmaras de Vereadores, em relação às políticas de economia solidária, ao governo estadual. Também foi sugerido que o Ministério da Justiça seja convidado a integrar os trabalhos do órgão técnico.
O deputado estadual Zé Nunes (PT), coordenador da subcomissão, resumiu a importância do evento. “As falas que hoje ouvimos traduzem a angústia do movimento pela economia solidária. Precisamos transformar estas experiências e ações concretas, que recoloquem o setor no centro do protagonismo do Estado. Precisamos aproveitar esta força, e recolocar o setor no patamar que estavam no último período”, observou.
Representando o Fórum Gaúcho da Economia Solidária, Ana Cristina Hoffman dos Passos cobrou do governador Sartori a execução de suas funções e o cumprimento da legislação para o setor. “Está na lei, tem que executar”, disse.
O Fórum Regional da Economia Solidária foi representado por Leandro Campello, destacou a necessidade de avançar na legislação municipal. “Nossa região possui 240 empreendimentos da economia solidária. Precisamos de uma orientação regional”, defendeu. Em nome do Conselho Estadual da Economia Solidária, Nelsa Nespolo declarou que a audiência é o momento do grito em defesa dos conceitos construídos e firmados, e dos direitos conquistados. “Não queremos mais retrocessos. A economia que defendemos pode sim fazer parte do desenvolvimento econômico e sustentável do Estado”, observou.
Participaram da audiência a deputada Miriam Marroni, o prefeito de Santa Vitória do Palmar, Eduardo Morrone, vereadores, secretários municipais, representantes dos Núcleos temáticos da UCPel, UFPel e IF Sul Campus Pelotas, Emater e Cáritas Diocesana.
Marcela Santos
Assessoria de Imprensa
Gabinete do Deputado Zé Nunes