Governador do Estado, José Ivo Sartori e o Secretário da Agricultura Ernâni Polo na abertura oficial da A 38ª Expointer, que ocorrerá entre 29 de agosto e 06 de setembro de 2015 no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. FOTO: Jefferson Bernardes/ Agência Preview

A 38ª Expointer começou na manhã deste sábado (29), com a presença do governador José Ivo Sartori e do secretário da Agricultura e Pecuária, Ernani Polo, que abriram oficialmente o evento, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Uma das maiores feiras do agronegócio da América Latina, a Expointer prossegue até o dia 6 de setembro, tendo como tema “Com o campo, todo o Estado cresce”.

O governador saudou as entidades parceiras na reconstrução das instalações do parque, atingido por um vendaval no final do ano passado. “Elas ajudaram para que o parque ficasse bonito e organizado para a realização desta Expointer. Não faltou vontade, disposição e agregação para enfrentar os problemas, disse Sartori, em agradecimento à Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) e Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas do RS (Simers).
Nesta edição estão expostos 4.758 animais de argola, representando mais de 160 raças de 2.396 expositores. Também estarão na feira mais 2.325 animais rústicos, que irão a leilões e remates. Dentre as novidades estão os os zebuínos da raça Sindi. Além da exposição de animais, atrações como mostra de cães, concurso leiteiro das raças Jersey e Holandês, provas funcionais e julgamentos de classificação de diferentes raças integram a programação. A maior atração do primeiro fim de semana é a final do concurso Freio de Ouro.
Para o secretário da Agricultura, Ernani Polo, a Expointer demonstra o potencial do Rio Grande do Sul e evidencia a importância do setor agropecuário como impulsionador da economia no Estado. “Sem dúvida, a exposição mostra o que de melhor produzimos no Estado para o todo o País”, acrescentou. O secretário lembrou a importância do setor de máquinas e implementos agrícolas que, segundo ele, deve no mínimo repetir o desempenho da Expointer anterior, quando o valor de negócios realizados chegou a R$ 2,7 bilhões. Polo disse que os produtores terão à disposição, linhas de crédito dos bancos instalados no Parque, o que facilita as negociações.

Programação
Diversas atrações estarão à disposição do público na 38ª Expointer: debates, oficina de ovinocultura, premiações, assinatura de convênios e entrega de equipamentos aos municípios. Também serão apresentados os novos projetos do plano de modernização do Parque Estadual de Exposições Assis Brasil. Além disso, haverá shows, seminários, palestras, fóruns e painéis sobre o setor agropecuário. “A Expointer não se restringe a negócios. Tem uma variedade de eventos que trazem novas tecnologias e conhecimentos ao público”, diz o secretário.

Ainda durante a feira, ocorrerá a 32ª Exposição de Artesanato do Rio Grande do Sul (Expoargs), no Pavilhão de Produtos e Artesanatos, com a presença de 182 artesãos de 53 municípios. No Pavilhão da Agricultura Familiar, estão presentes 239 participantes, entre agroindústrias, produtores de flores e plantas, artesãos, além de uma diversificada gastronomia.

Ingressos
Para ingressar na Expointer, o público deve se dirigir às bilheterias do parque, nos portões 2, 5 e 6. Pedestres pagam R$ 13,00, mas para estudantes e idosos, o valor será de R$ 6,00 mediante apresentação de documento. Crianças de até 6 anos tem acesso livre e devem estar acompanhadas de responsáveis. O estacionamento de veículos custa R$ 32,00 (com direito ao ingresso do motorista). A entrada de pedestres será pelos portões 2 e 6, e de veículos, pelo portão 15.

Aplicativo
Uma das grandes atrações da Expointer neste ano é o aplicativo desenvolvido para facilitar a visitação à feira e que deve ser utilizado através de smartphone. Ao acessá-lo, o visitante encontra o mapa do local e informações gerais sobre a Expointer, como programação e notícias. Também são mostradas as principais vias de acesso ao parque e os meios de transporte disponíveis. Há ainda uma ferramenta que permite traçar a rota de chegada para a escolha do melhor caminho. O projeto foi patrocinado pelo Badesul.
Texto: Margareth de Paula
Edição: Eliane Iensen/CCom