Com o retorno das aulas de outras instituições de ensino superior da cidade, a frente do Campus I da Universidade Católica de Pelotas voltou a ser ocupada como ambiente de “festa a céu aberto”. Durante os dias dessa semana, o espaço de ambas as calçadas foi tomado. O número expressivo de pessoas, com alto volume de conversas e gritos, somados aos carros de som, não só comprometeram atividades acadêmicas, como também dificultavam a acessibilidade de quem tentava entrar ou sair do prédio, especialmente o acesso de cadeirantes.

O que mais chamou a atenção, enquanto desrespeito com quem desejava ter aula, foi a divulgação do chamado “Carreteiro da Agronomia” – curso da Universidade Federal de Pelotas que tem aulas no Campus Capão do Leão –, com a presença dos estudantes, com caixa de som amplificada e faixas para a divulgação da atividade.

Também houve a presença de uma tenda, com uma marca de cerveja, colocada na calçada da rua Gonçalves Chaves, vendendo ingressos para uma festa que ocorre na próxima semana, no dia 21 de agosto, cuja organização também estava a cargo do curso de Administração da Universidade Federal de Pelotas, o que comprometeu ainda mais o trânsito de pedestres.

A UCPel vem trabalhando no combate a essa situação de forma contundente desde 2012, com ações de um grupo de trabalho reunindo Prefeitura de Pelotas, Câmara de Vereadores, Brigada Militar, Polícia Civil, Ministério Público e outros órgãos. No início do ano uma campanha interna foi iniciada, afixando cartazes nos prédios da UCPel. Também foram notificadas as direções de instituições de ensino superior que costumavam constantemente ocupar a frente do Campus I.

Assessoria da Ucpel