Em cerimônia que contou com a presença do secretário estadual da Agricultura e Pecuária, Ernani Polo, foram empossados, na tarde desta terça-feira (18), os integrantes do Conselho Deliberativo do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) para a gestão 2015-2018. No evento, no auditório da sede do Instituto em Porto Alegre, assumiram 82 conselheiros eleitos por 76 cidades gaúchas, mais quatro representantes da indústria e comércio e dois de cooperativas.
O presidente da autarquia, Guinter Frantz, destacou a importância do Conselho para a entidade e a participação ativa de cada um nos conselhos regionais, os chamados Conselhinhos, que discutem as demandas locais. “É a partir dos Conselhinhos que os nossos agrônomos, técnicos e pesquisadores terão a exata noção das demandas de cada uma das regiões”, afirmou. Frantz também pediu aos conselheiros que deixaram os cargos que não deixem de participar das reuniões e continuem auxiliando os demais participantes. “Com certeza, vamos precisar do apoio de todos vocês”, frisou.
A eleição ocorreu dia 13 de julho, e houve alteração na titularidade em 30 municípios. Em 18 deles, assumiram a titularidade conselheiros que eram suplentes, dez são novos e outros dois são de municípios novos (Triunfo e Santa Cruz do Sul). Em três municípios (Cachoeira do Sul, Lavras do Sul e Mata) não ocorreu eleição por falta de chapas inscritas.
Os conselheiros que deixaram os cargos foram homenageados com placas para marcar o seu trabalho no Irga durante a gestão 2012-2015. Em seguida, os novos conselheiros foram diplomados e tomaram posse por região – Campanha, Depressão Central, Fronteira Oeste, Zona Sul, Planícies Costeiras Externa (PCE) e Interna (PCI).
As cidades gaúchas que possuem lavouras de arroz e tiveram nesta safra produção superior a 200 mil sacos de arroz tiveram direito a inscrever chapas com um representante e dois suplentes, submetidas por meio de voto direto aos produtores rurais inscritos na autarquia.
Texto: Luciara Schneid/Ascom-Irga
Edição: Rui Felten/CCom