AO VIVO

NÃO ESQUEÇAMOS DO PRINCIPAL!

Conta uma lenda que certa mulher pobre com uma criança no colo, passando diante de uma caverna escutou uma voz misteriosa que lá dentro lhe dizia: “Entre e apanhe tudo o que você desejar, mas não se esqueça do principal. Lembre-se, porém, de uma coisa: Depois que você sair, a porta se fechará para sempre. Portanto, aproveite a oportunidade, mas não se esqueça do principal”. A mulher entrou na caverna e encontrou muitas riquezas. Fascinada pelo ouro e pelas joias, pôs a criança no chão e começou a juntar, ansiosamente, tudo o que podia no seu avental. A voz misteriosa falou novamente: “Você só tem oito minutos”. Esgotados os oito minutos, a mulher carregada de ouro e pedras preciosas, correu para fora da caverna e a porta se fechou. Lembrou-se, então, que a criança ficara lámas a porta estava fechada para sempre! A riqueza durou pouco e o desespero durou sempre.
O mesmo pode acontecer conosco. Temos um período de tempo para viver neste mundo e uma voz sempre nos adverte: Não se esqueça do principal – o ser, o servir e o amar, vivendo a dimensão infinita, eterna, celeste. Mas a ganância do ter, do poder e do aproveitar-se, vivendo apenas a dimensão finita, transitória, terrena, nos fascina tanto que o principal vai ficando sempre de lado. Assim, esgotamos o nosso tempo apenas com a dimensão finita, transitória, terrena, e deixamos de lado a dimensão infinita, eterna, celeste! O tempo do ter, do poder e do aproveitar-se passa com a morte que chega de inesperado. Quando a porta desse tempo fechar, o principal – o ser, o servir e o amar – ficou na “caverna”.
Jesus de Nazaré, para os fiéis cristãos o Salvador da humanidade, já deixou claro no seu famoso “Sermão da Montanha” que “não ajuntemos tesouros aqui na terra, onde a traça e a ferrugem destroem e os ladrões assaltam e roubam; ao contrário, ajuntemos tesouros no céu, onde a traça e a ferrugem não destroem, nem os ladrões assaltam e roubam”.
Mais do que nunca o Sermão da Montanha torna-se contundente para os tempos de hoje: Vivemos uma cultura cada vez mais forte de “juntar tesouros aqui na terra” e descartar a necessidade de “juntar tesouros no céu”.A cultura do “juntar tesouros aqui na terra”, é a cultura do finito e não do infinito; é a cultura do transitório e não do eterno; é a cultura do terreno e não do celeste. Essa cultura leva a uma ilusão: tudo o que acumulamos de tesouros aqui na terra, “a traça e a ferrugem destroem e os ladrões assaltam e roubam”.
Por que, então, não investir na cultura do “juntar tesouros no céu”: a cultura do infinito, do eterno, do celeste? Por que, então, não apostar no principal: o ser, o servir e o amor, vivendo a dimensão do infinito, do eterno, do celeste?
Não esqueçamos do principal!

Dom Jacinto Bergmann,
Arcebispo Metropolitano da Igreja Católica de Pelotas.