Entre os dias 21 e 28 de agosto, ocorre a 16ª edição da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência. Durante o evento, serão divulgadas as ações do Comitê Gestor Municipal de Políticas Públicas de Inclusão das Pessoas com Deficiência em escolas de Pelotas. A abertura e o encerramento da Semana vão acontecer no auditório externo do Colégio Pelotense e vão contar com apresentações musicais da Escola Louis Braille e do Centro de Reabilitação de Pelotas.

O convite para o evento foi entregue pelos representantes do Comitê ao prefeito Eduardo Leite, na tarde de quarta-feira (12/8/15), no Paço Municipal. “É importante que todas as secretarias do Município, já representadas no Comitê, estejam integradas, pois isso permite que a pessoa com deficiência receba o olhar de cada área específica”, salientou Eduardo, ao saudar o evento.

O objetivo do Comitê, instituído em maio de 2014, é promover a articulação dos órgãos e entidades envolvidas na implementação de ações relacionadas à inclusão das pessoas com deficiência no âmbito do Município, bem como realizar o monitoramento e a avaliação dessas ações. Através disso, o Comitê visa ampliar a participação das pessoas com deficiência no mercado de trabalho e o acesso às políticas de assistência social.

A 16ª edição do evento será promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Altas Habilidades em parceria com a prefeitura de Pelotas, através da Secretaria de Justiça Social e Segurança (SJSS).

Na reunião, o Comitê esteve representado por Brandina Oliveira, da SJSS; Sergio Bergmann, da Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA); Adriana Fialo, da Secretaria de Gestão da Cidade e Mobilidade (SGCMU); Fernando Bizarro e Araci Bertinetti, da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (SHRF).

Confira a programação do evento:

Dia 21, sexta – 14h

Apresentação do Musical do Cerenepe e apresentação das atividades que Pelotas tem para pessoas com deficiência – auditório do Colégio Pelotense

Dia 22, sábado – 12h30min

Espaço Asdefipel – Programa especial pela 16ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência na TV Comunitária de Pelotas

Dia 24, segunda – 14h

Presença na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae)

Dia 25, terça – 14h

Palestra sobre as legislações em prol da pessoa com deficiência, no Centro Social Urbano do Areal

Dia 26, quarta – 14h

Presença na Escola Especial Louis Braille

Dia 27, quinta – 14h

Tarde esportiva com alunos das escolas especiais no ginásio do Centro de Reabilitação de Pelotas (Cerenepe)

Dia 28, sexta – 14h

Apresentação do coral da Escola Louis Braille e realização do Fórum da acessibilidade, legislação e mercado de trabalho, no auditório do Colégio Pelotense.