O levantamento é da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). O estudo indica que as crianças em países afetados por conflitos têm mais probabilidades de estarem fora da escola. Para os adolescentes a probabilidade é dois terços maior.

Conforme a ONU, uma das principais razões para o problema é a falta de financiamento. Em 2014, a educação recebeu apenas 2% de ajuda humanitária. A agência da ONU explica que mais da metade da ajuda humanitária disponível para educação foi atribuída a apenas 15 dos 342 pedidos feitos em 14 anos.

Em 2013, foi identificada necessidade de apoio na área de educação para 21 milhões de pessoas nos países em conflitos. Oito milhões foram incluídas nos pedidos e apenas três milhões receberam ajuda. Cerca de 58 milhões de menores estão fora da escola em todo o mundo e 100 milhões não conseguem completar o ensino primário.