Os economistas do mercado financeiro elevaram para 8,46 % a estimativa para a inflação deste ano. Na semana anterior, a projeção era de 8,39 %.

A previsão para o comportamento da atividade econômica foi reduzida. Os números constam em pesquisa conduzida pela autoridade monetária com mais de 100 instituições financeiras. A previsão dos analistas dos bancos para a inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo para 2016 permaneceu estável em 5,5%. A expectativa oficial do governo para a inflação deste ano está em 8,26 %.

Segundo economistas, a alta do dólar e dos preços administrados,como telefonia, água, energia, combustíveis e tarifas de ônibus, entre outros pressiona os preços em 2015. A inflação de serviços, impulsionada pelos ganhos reais de salários, segue elevada.

Pelo sistema que vigora no Brasil, a meta central para 2015 e 2016 é de 4,5%. A retração do PIB também foi ampliada para 1,30 %.