A redução deve acontecer através de reajuste e novas medidas. De acordo com o ministro Renato Janine Ribeiro, há preocupação em evitar desperdício de recursos. O custo médio por estudante é de R$52 para aplicação da prova. Uma das principais medidas foi o reajuste da taxa de inscrições, que subiu de R$ 35 para R$ 63 reais. A expectativa de arrecadação é de cerca de R$ 60 milhões de reais. Conforme o Ministério da Educação (MEC), isenções que representam a maioria dos estudantes que prestam o exame serão mantidas. Outra mudança será a forma de entrega do cartão de inscrições, que será enviado apenas de forma virtual. De acordo com o ministro, a economia será de R$18 milhões de reais. O Enem deste ano será realizado em 24 e 25 de outubro – as inscrições vão de 25 de maio a 5 de junho. De acordo com o ministro Renato Janine Ribeiro, a publicação do edital com todas as regras do Enem 2015 será feita na edição de segunda-feira (18) do Diário Oficial da União.