As inscrições foram bertas às 10 horas desta segunda-feira (25), o edital da prova deste ano traz algumas mudanças em relação aos anos anteriores. Segundo as novas regras, os alunos menores de 18 anos que não concluíram o ensino médio não poderão utilizar a nota do exame para pleitear uma vaga na universidade ou obter um certificado do segmento. Estudantes que fizerem o Enem como teste não poderão mais ingressar numa faculdade mesmo que obtenham nota suficiente para passar no curso desejado.

A medida é baseada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que destina o exame ao nível de conclusão do ensino médio para os maiores de 18 anos. O edital de 2015 também ressalta a permissão para travestis e transgêneros utilizarem o nome social na prova.

Para se inscrever, é preciso identidade e CPF e a inscrição será feita somente no site pelo site do exame – enem.inep.gov.br/participante. O prazo termina dia 5 de junho.

O que muda este ano:

– Email único: O mesmo endereço de email não poderá ser usado por mais de um estudante para fazer a inscrição.

– Horário das provas: O horário de início das provas não será mais o mesmo do horário de fechamento dos portões. Haverá um espaço de 30 minutos para os estudantes se organizarem nas salas.

Abertura dos portões: 12h

Fechamento dos portões: 13h

Início das provas: 13h30

Faltosos: Participante que obtiver isenção do pagamento da taxa de inscrição que não comparecer não terá direito a isenção no ano seguinte.

– Problemas de visão: Inclusão do atendimento para visão monocular e ledor e transcrição para participantes com discalculia.