As inscrições devem ser feitas no site do programa, que é o sisfiesaluno.mec.gov.br. O Ministério da Educação prorrogou para 29 de maio o prazo apenas para renovação. Segundo o ministro da educação, Renato Janine Ribeiro, todos os alunos que buscam renovação, vão conseguir concluir o processo. Até a última sexta-feira (23), cerca de 242 mil novos contratos tinham sido feitos pelo site do programa. As novas regras do Fies entraram em vigor no dia 30 de março e estabeleceram que, para fazer a inscrição, o estudante deverá ter nota mínima de 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não ter tirado nota zero na redação. As instituições particulares de ensino superior não podem aumentar as mensalidades acima do teto de 6,4%. Os juros do Fies são de 3,4% ao ano. O aluno só começa pagar após 18 meses de conclusão do curso.