Trata-se de um recurso pedagógico complementar para os alunos e professores da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Além dos milhares de exemplares da Biblioteca Central e das bibliotecas setoriais a que os estudantes já tinham acesso, agora os acadêmicos terão, também, a oportunidade de consultar acervos on-line, como o consórcio Minha Biblioteca, do qual a Católica tornou-se assinante recentemente.

A Minha Biblioteca é um consórcio formado por quatro grandes editoras brasileiras – Saraiva, Atlas, Grupo A e Grupo Editorial Nacional – que colocam títulos amplamente referenciados em cursos de graduação e pós à disposição para consulta on-line e donwload. Na Minha Biblioteca há cerca de quatro mil títulos de áreas como Ciências Jurídicas, Biológicas, Exatas, Humanas e Sociais Aplicadas.

As publicações estarão disponíveis a partir de abril em texto integral aos alunos e professores da UCPel e poderão ser acessadas não apenas de computadores da Universidade, mas a partir de qualquer equipamento com acesso à Internet, basta que o usuário esteja com seu cadastro em dia na Instituição. O acesso será individual, pelo Sistema de Apoio UCPel (SAPU), e permitirá que se faça realces e anotações nos textos, além do armazenamento de dados para pesquisas futuras.

Acesso ao conhecimento

Além da Minha Biblioteca, os estudantes da UCPel têm a oportunidade de acessar outras ferramentas importantes que ajudam a embasar o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão. A Revista dos Tribunais Online é um desses exemplos. Voltada a alunos e professores do curso de Direito, o link também é acessado pelo SAPU e reúne amplo conteúdo sobre doutrina, jurisprudência, legislação e súmulas.

Acadêmicos e professores dos mais diversos cursos têm, ainda, acesso a mais de 37 mil periódicos com texto completo no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC). Além disso, o portal disponibiliza bases referenciais, bases dedicadas exclusivamente a patentes, livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual. Em suma, o melhor conteúdo da produção científica internacional.

Outra ferramenta é o UpToDate. Por intermédio desse site internacional, estudantes da área de saúde podem encontrar artigos sobre mais de 10 mil temas em mais de 22 especialidades clínicas. A plataforma é utilizada por médicos de todo o mundo há mais de duas décadas e é considerada o principal recurso para o conhecimento da área. Seu objetivo é subsidiar um atendimento que resulte em um qualificado desempenho hospitalar, bem como menor tempo de permanência nas internações e, inclusive, menor mortalidade. Residentes do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP/UCPel) são os principais beneficiados nesse convênio.

Com o credenciamento da UCPel para a oferta de cursos na modalidade de Educação a Distância e a ampliação do uso de tecnologias da informação e da comunicação nos cursos presenciais, a previsão é de que, nos próximos meses, novos recursos pedagógicos digitais oportunizem inovações nos processos de ensino-aprendizagem.