Agora, o estudante deverá ter nota mínima de 450 pontos no Enem e não ter zerado a redação. O prazo de inscrição e também para o pedido de aditamento de contrato de quem já tem o Fies termina no dia 30 de abril. As inscrições devem ser feitas no site do programa: sisfiesaluno.mec.gov.br.

As instituições particulares de ensino superior não poderão aumentar as mensalidades acima do teto de 6,4%. Segundo o MEC, entre as novas regras do Fies há critérios estabelecidos para o atendimento de pedidos de contrato, de acordo com a avaliação do curso. Cursos que têm nota 5 no Conceito de Curso mais recente podem ter atendimento pleno no Fies. Notas 4 ou 3 não terão atendimento pleno. Cursos com nota 1 e 2 não são atendidos pelo Fies, mas esta regra já valia nos anos anteriores.