Todos os municípios gaúchos poderão aderir ao Instituto de Previdência do Estado. A extensão atende a pedido da Federação da Associação dos Municípios Gaúchos (Famurs). Desde o ano passado, a entidade solicita a abertura do IPE para novos municípios interessados em aderir ao Instituto e a criação de um convênio que evite reajustes altos nos planos de saúde.

A ampliação foi firmada pelo futuro chefe de gabinete do IPE, Ivan Barreto, em reunião com os prefeitos dos municípios. De acordo com o presidente da Famurs e prefeito de Tapejara, Seger Menegaz, a proposta de elevação das alíquotas do IPE acontece em meio a uma crise financeira das prefeituras, que sofreram perda R$ de 24 milhões de reais na arrecadação de ICMS e do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) no primeiro bimestre do ano.

Atualmente, as prefeituras pagam alíquotas de 13% a 15%. Como o novo contrato, a contribuição com taxas será de 18% a 22%.