O governo ainda está avaliando o pedido de 540 nomeações e de 370 contratações emergenciais de professores, feito pela Secretaria de Educação do Estado à área Fazenda.

A informação foi dada pelo próprio governador José Ivo Sartori, durante seminário de abertura oficial do começo do ano. O secretário da área, Vieira da Cunha, afirmou ter a convicção de que o governo não deixará de atender a Educação.

Pouco mais de 1 milhão de alunos estarão nas cerca de 2.500 escolas do Rio Grande do Sul neste recomeço. O quadro de professores é de quase 80 mil profissionais no Estado, sendo 49 mil em atividade.

O secretário admitiu que escolas não estarão em condições adequadas para a volta às aulas, e nem o quadro de professores completo, porém avaliou tratar-se de uma situação provisória.