AO VIVO

Ações educativas no Fragata e no Areal acontecem em alusão ao Dia Nacional de Combate à Dengue

A fim de ampliar a cobertura das ações da Vigilância Ambiental, a Prefeitura de Pelotas irá realizar nos dias 23 e 30 de novembro, duas ações educativas voltadas ao combate do Aedes Aegypti. As atividades, que acontecem nos bairros Fragata e Areal, fazem referência ao Dia Nacional de Combate à Dengue, celebrado no último dia 19 de novembro.

Durante a operação, a população receberá instruções sobre a forma correta de descarte de resíduos, a fim de evitar que se tornem ambientes favoráveis ao desenvolvimento do inseto. Nas abordagens aos veículos serão entregues materiais explicativos sobre como evitar a proliferação e garantir a prevenção às doenças.

Calendário das ações

– Dia 23 – Blitz na avenida Duque de Caxias, 1.124, Fragata, sentido centro/bairro, das 14h às 16h. 

– Dia 30 – Blitz na avenida Domingos de Almeida, 1.490, Areal, em frente ao Parque da Baronesa, sentido centro/bairro, das 14h às 16h.

Medidas para evitar a proliferação do mosquito

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) solicita que a população colabore para reduzir o desenvolvimento do mosquito. Ações simples podem trazer resultados importantes. Confira algumas.

– Manter caixas d’água tampadas ou vedadas

– Guardar garrafas e vasilhas com a abertura virada para baixo

– Não acumular pneus ao ar livre e descartá-los em locais indicados

– Manter os pratinhos de vasos de plantas com areia ou secos

– Eliminar recipientes que sirvam para acumular água

– Usar água sanitária em ralos, pelo menos uma vez por semana,

– Manter pátios limpos

– Limpar assiduamente as vasilhas de comida e de água dos animais

Como buscar ajuda

Em Pelotas, denúncias de locais com suspeita de dengue podem ser feitas através do canal da Ouvidoria, o 156, ou, ainda, pelo telefone (53) 3284-7759. Já quem estiver com suspeita de ter contraído a doença, pode buscar ajuda em qualquer uma das Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Por Micael Carvalho

foto: Michel Corvello – Arquivo/Ascom