A busca constante pela  qualificação dos cursos e dos serviços oferecidos pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Essa é a ideia principal da Semana de Avaliação da UCPel, que ocorre entre 13 e 17 de setembro. A programação organizada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) prevê encontros, mesa-redonda, palestras e o início da Pesquisa de Avaliação dos Cursos.Neste ano, a novidade é um momento dedicado ao debate sobre o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE).

A Semana de Avaliação da UCPel chega à quarta edição com o propósito de  divulgar as  ações realizadas pela CPA, além dos resultados das pesquisas realizadas pela comissão. A iniciativa também quer aprimorar o processo avaliativo interno, promovendo ações para maior sensibilização e adesão da comunidade acadêmica. A Pesquisa de Avaliação será realizada pelos alunos da graduação dos cursos EaD e presencial, iniciando no primeiro dia da programação e estendendo-se até 12 de outubro.

Avaliar para melhorar

Durante toda a semana, explica a coordenadora da CPA, professora Marília Dias, estão programadas atividades que irão envolver alunos, professores, gestores e técnicos administrativos da Católica. “A proposta maior é divulgar os resultados dos processos de avaliação referentes às pesquisas e às autoavaliações de cursos, a partir dos quais são trabalhadas melhorias, tanto acadêmicas quanto administrativas, na busca da qualidade dos cursos e em consequência, da instituição”, salienta a coordenadora.

Novidade

Uma roda de conversa sobre o ENADE é a inovação da Semana de Avaliação da UCPel em 2021. Integrantes da CPA, do Núcleo Pedagógico (NUPED) e coordenadores de cursos irão conversar com os alunos concluintes que participarão do Exame Nacional. “Será um momento para esclarecer dúvidas e também salientar a importância da participação do aluno da UCPel no Enade”, afirma Marília.

Palestra

A programação da Semana de Avaliação também conta com a palestra: “Como promover a inovação a partir dos resultados da avaliação institucional”. A professora, doutora em Informática da Educação, Letícia Silva Garcia, será a palestrante. A convidada é coordenadora da Comissão Própria de Avaliação e do Núcleo de Apoio e Inovação Pedagógica da Faculdade Dom Bosco, de Porto Alegre.

Confira a programa da Semana de Avaliação da UCPel

13/09 – Lançamento, via redes sociais, com a apresentação da CPA aos alunos e início da Pesquisa de Avaliação dos Cursos

14/09 – 14h  Apresentação das autoavaliações dos Cursos de Ciências Contábeis EaD, Estética e Cosmética EaD e Pedagogia EaD para gestores, coordenadores e professores,

15/09 – 15h Palestra: “Como promover a inovação a partir dos resultados da avaliação institucional”

16/09 – 19h  Roda de conversa com os estudantes inscritos no ENADE – Ciclo 2021

17/09 – 10h Encontro CPA e gestores para divulgação dos resultados das pesquisas aplicadas.

Todas as palestras e encontros ocorrerão via Google Meet.

Redação: Alessandra Senna