AO VIVO

A tarde de terça-feira (13) foi marcada pela reunião mensal do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), para apresentação da análise dos indicadores utilizados para medir os índices de criminalidade,na cidade, no primeiro trimestre de 2021. Os dados, coletados pelo Observatório de Segurança Pública, mostram que, em comparativo com o restante do Rio Grande do Sul, no mesmo período, desde 2017, Pelotas registrou queda nos homicídios dolosos e latrocínios.

A partir dos dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado, o Observatório de Segurança Pública municipal concluiu que Pelotas apresentou uma diminuição de 76,7% no total de vítimas de homicídio doloso, no primeiro trimestre de 2021, em comparação com o mesmo período desde 2017. No Rio Grande do Sul, a queda foi de 55,8%. Em relação ao latrocínio, enquanto o Município não apresentou registros (-100%), o Estado registrou 17 delitos (-63,8%). 

Pelotas também marcou maior queda em outros tipos de delitos, como furtos e roubos.

  • Furtos

Pelotas: – 50,4%

Rio Grande do Sul: – 45,4%

  • Roubos

Pelotas: – 75,8%

Rio Grande do Sul: – 59,4%

Em relação aos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), o Município também registrou queda significativa. A diminuição foi de 65% na comparação feita entre 2017 e 2021. Entre 2020 e 2021, a queda foi de 35%. A redução da criminalidade em Pelotas é, portanto, um fato que pode ser comprovado através desses números. 

Crimes patrimoniais também apresentaram queda

De acordo com os dados do Observatório de Segurança Pública, todos os Crimes Violentos Patrimoniais também apresentaram queda no período entre janeiro, fevereiro e março de 2021, quando comparados aos mesmos meses desde o ano de 2017. 

Roubo a pedestre: – 74%

Roubo a estabelecimento comercial e financeiro: – 76%

Roubo a transporte público*: – 83%

Roubo a coletivo: – 94%

Roubo de veículos: – 90%

Furto de veículos: – 71%

Roubo a residência: – 84%

Furto a residência: – 80%

Apreensão de armas de fogo: – 67%

* A análise considera como roubo a transporte público: roubo a transporte coletivo; roubo a motorista lotação; roubo a passageiro de transporte coletivo/lotação; roubo a motorista de táxi; roubo a motorista de aplicativo. 

Vale destacar que, de fevereiro a março de 2021, os roubos a pedestre diminuíram em 16%, caindo de 70 para 59 ocorrências. O mesmo aconteceu com os roubos a estabelecimentos comerciais e financeiros: enquanto, em fevereiro deste ano, foram 11 delitos, em março, o número chegou a seis, totalizando a diminuição de 45%. O furto de veículos, apesar de ter queda nos primeiros meses em relação a 2020, apresentou aumento de 100% de fevereiro a março deste ano, subindo de 8 para 16 registros.

Monitoramento eletrônico

O trabalho realizado pelo Instituto Penal de Monitoramento Eletrônico da 5ª Região (IPME5 Integrado) também foi apresentado, durante a reunião, pela responsável pela 5ª Delegacia Penitenciária Regional, Deisy Vergara. A ação consiste no monitoramento, por meio de tornozeleiras eletrônicas, de apenados egressos e preventivos, feito pela Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). O projeto estimula a disciplina nos monitorados do regime semiaberto, promove a integração das forças policiais e resulta em mais segurança para a população.