AO VIVO

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, anunciou na tarde desta terça-feira (12) que a dívida do caixa único foi reduzida em quase R$ 1,8 bilhão em 2020. Em vídeo divulgado nas redes sociais, o chefe do Executivo estadual afirmou que a redução contribuiu para a regularização da folha salarial dos servidores e dos pagamentos de fornecedores.  

O caixa único foi criado há 30 anos e reúne mais de 400 contas correntes, incluindo aquelas que pertencem aos poderes e órgãos autônomos, autarquias, empresas públicas e aquelas destinadas a receber recursos de convênios e fundos do Executivo. 

Leite exaltou o papel da Secretaria da Fazenda liderada por Marco Aurelio Cardoso. “Foi um trabalho de todos os servidores da Fazenda feito para reduzir este que é um dos maiores passivos do Estado, nos permitindo reverter uma década de acúmulos de dívidas do tesouro“, explicou. 

Leite destacou ainda que a redução é importante para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul porque dá mais credibilidade ao Estado e movimenta a economia gaúcha. 

O anúncio faz parte de um processo de mudança de discurso do governo do Estado em relação às finanças. Na prática, se tudo sair de acordo com os planos do Executivo, Leite vai mesmo conseguir mostrar uma recuperação financeira surpreendente, oriunda de diferentes movimentos, sendo o mais vistoso a finalização das privatizações do setor energético (as companhias de eletricidade e gás), que garantirá um ingresso bilionário de recursos.