AO VIVO

Por: Aline Klug

Em um final de semana marcado por reuniões partidárias, nomes começam a surgir visando a concorrência ao executivo de Pelotas. Solidariedade, PTB e PSD oficializaram apoio a Paula Mascarenhas e coligação com o PSDB. Já PT, MDB e PCdoB anunciaram candidaturas próprias.

Confira como está o cenário político em Pelotas:

  • Solidariedade: Em convenção realizada através de videoconferência, no sábado (12), 18 integrantes indicaram coligação com a chapa governista. O objetivo do partido é sugerir aos tucanos um nome para vice na chapa. A reunião também serviu para encaminhar as candidaturas à Câmara de Vereadores, serão nove representantes, sendo sete homens e duas mulheres.
  • PSD: Já no domingo (13), o Partido Social Democrático também oficializou coligação com o PSDB. A sigla ainda encaminhou as candidaturas ao legislativo, serão 29 filiados, sendo vinte homens e nove mulheres.
  • PTB: Em convenção na noite desta segunda-feira (14), o Partido Trabalhista Brasileiro confirmou, por aclamação, apoio à chapa de Paula Mascarenhas (PSDB). Caso a sida a indefinição quanto ao cargo de vice, a sigla indicou Idemar Barz ao posto.
  • MDB: Ainda no sábado, o Movimento Democrático Brasileiro anunciou Fabrício Matiello como candidato à prefeitura. Quanto à ocupação da vaga de vice, o partido aguarda definição do DEM, agremiação preferida à coligação.
  • PCdoB e PSB: Ambos os partidos optaram por uma aliança. Em convenção no domingo, foi decidido que Renato Abreu do PCdoB, ocupará a vaga de vice. Já a vaga à candidato a chefe do executivo fica com Tony Sechi, do Partido Comunista do Brasil.
  • PT: Pelo Partido dos Trabalhadores, o vereador Ivan Duarte será candidato da sigla. A confirmação foi feita de forma unânime em convenção realizada no domingo. Junto com Duarte, foi aprovada a formação de chapa com Iyá Sandrali, como vice. A reunião também apontou 27 candidaturas à Câmara de Vereadores, sendo 15 homens e 12 mulheres.