AO VIVO

Por Renan Santos

Depois de um começo abaixo da expectativa na Série B, com três empates e duas derrotas, o Brasil se reencontrou no campeonato. Com a chegada de reforços, o técnico Hemerson Maria pôde mudar a proposta de jogo e escalar o time de uma forma mais propositiva. Desta forma, a equipe teve um melhor desempenho contra o Operário, mesmo sem vencer, e conquistou os três pontos contra o Cruzeiro e ganhou novamente do Náutico. Fora de casa, empatou contra o Guarani. São três jogos sem perder, uma sequência positiva em termos de resultado e de desempenho.

O time vem em uma crescente desde a derrota em Ponta Grossa. Os reforços agregaram muita qualidade à equipe e fizeram com que a equipe atacasse com mais eficiência. A movimentação ofensiva equilibrou o time. Antes, as principais virtudes eram defensivas. Com o avanço das rodadas e o entrosamento dos reforços, o Brasil passou a ser uma equipe que trabalhava a bola com mais qualidade e que controlou os adversários em dados momentos. Além do desempenho, o acréscimo de confiança que os comandados de Hemerson Maria conquistaram depois de vencer o Cruzeiro foi essencial para que, na rodada seguinte, o time tivesse sua melhor atuação do ano, diante do Náutico, no Bento Freitas.

Esta crescente potencializou algumas individualidades dentro do elenco rubro-negro. Uma delas é o volante Sousa, que se tornou um dos pilares do meio-campo. Totalmente recuperado de uma lesão, ele conquistou seu espaço com Hemerson Maria. Ele acrescenta força no time xavante, torna o setor mais combativo e faz desarmes essenciais para as transições rubro-negras. Evoluiu a qualidade do passe. A equipe sentiu falta dele na partida contra o Guarani e ele deve retomar a titularidade no jogo contra o Botafogo-SP. O confronto é um desafio para o Brasil manter a regularidade.

O Botafogo está perto da zona de rebaixamento. Uma derrota ou empate contra o Brasil pode significar a entrada da equipe na zona de rebaixamento. Enquanto o xavante teve uma sequência positiva, com duas vitórias e um empate, a Pantera vem de cinco partidas sem vencer.  É um embate contra uma equipe que se nivela com o rubro-negro e que pode dar força ao Brasil para manter sua sequência positiva na competição. Uma vitória joga a equipe para a primeira página da tabela e significará a terceira vitória em quatro jogos, antes de um confronto que se projeta muito difícil contra o Paraná, que é vice-líder da competição.

O jogo no estádio Santa Cruz é contra um adversário direto. A primeira vitória fora de casa ainda não veio, mas é uma partida que reúne condições para o Brasil pontuar. Feitos os ajustes que o empate contra o Guarani mostrou, o xavante vai a Ribeirão Preto para manter a regularidade e seguir crescendo na competição.