
Por: Aline Klug
A Prefeitura de Pelotas anunciou no início da noite desta terça-feira (21), que a partir desta semana, a cidade passará a contar com 114 leitos exclusivos para tratamento de pacientes Covid. Segundo divulgação, o município terá 35 leitos de UTI e 79 leitos de enfermaria, distribuídos entre os hospitais referência no tratamento de contaminados pelo vírus.
Distribuição
Estes leitos de Unidade de Terapia Intensiva serão distribuídos da seguinte forma: Vinte leitos adultos pertencerão ao Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas, outros 10 leitos, também adultos, serão na Beneficência Portuguesa, sendo cinco destinados ao SUS e outros cinco particulares, sob convênio. Mais cinco leitos pediátricos serão implantados no Centro Covid.
Sobre os de enfermaria, a distribuição ocorrerá: 38 leitos adultos no HE-UFPel, outros 31 leitos adultos na Beneficência e dez leitos pediátricos no Centro Covid.
Os hospitais referência na cidade são o Hospital Escola da UFPel, Beneficência Portuguesa e Centro Covid, especialmente com leitos pediátricos. Além destes, a UPA Areal terá três leitos de transição, ou seja, leitos provisórios para pessoas com sintomas gripais e que precisem de suporte ventilatório.