AO VIVO

Mesmo sem definição no calendário eleitoral e com uma formalização dos candidatos apenas no final de julho, alguns partidos já começam a definir seus candidato na eleição municipal de 2020.

O start foi dado após no último domingo (7) o Partido dos Trabalhadores (PT) indicar o vereador Ivan Duarte para a disputa à prefeitura. Em votação, o diretório escolheu por maioria, foram 26 votos a 11 na disputa com a médica e professora da Universidade Federal de Pelotas Ângela Vitória.

A possibilidade de formação de uma frente de esquerda poderia fazer com que a indicação de Duarte não signifique que o petista irá concorrer ao posto, o que é pouco provável. o vereador tem se manifestado que caso haja acordo com um grupo amplo pra enfrentar a então prefeita Paula Mascarenhas (PSDB), aceitaria a vaga de vice na chapa.

Outro partido que deve ter uma definição nos próximo dias será o Progressistas (PP), que é aliado do governo atual e tenta desbancar o PTB como vice. Até o final da semana um encontro municipal deve ser realizado para referendar Roger Ney como pré-candidato.

Pelo menos outros quatro partidos terão reunião na próxima semana para discutir os rumos da corrida eleitoral. Três com possibilidade de lançar pré-candidaturas: PDT, PSOL e MDB. O Solidariedade deve continuar como aliado do governo e tratar apenas da nominata o Legislativo. Já o PSOL, aguarda uma definição do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre o calendário.

O PDT confirma a intenção de ter um pré-candidato ao Executivo, entretanto, deve esperar a convenção pra oficializar as indicações. Por outro lado o MDB estuda desbancar a gestão Paula com uma formação alternativa à esquerda e ao governo e mantém conversas com o Podemos.