AO VIVO

Neste sábado (30), a partir das 8h, o Sanep dá início ao projeto Plástico Zero, uma iniciativa que busca abrir caminhos para uma nova e importante mudança de hábitos em Pelotas: a troca de sacolas plásticas por alternativas sustentáveis e responsáveis ambientalmente. A ação terá início nas feiras livres das avenidas Bento Gonçalves e Dom Joaquim, com a proposta aos consumidores: trocar os saquinhos de plásticos por ecobags de pano, para que elas sejam reutilizadas nas feiras.

Serão realizadas 15 atividades educativas em cinco feiras do município para informar à população sobre as mudanças que são projetadas pela Secretaria do Desenvolvimento Rural, parceira do projeto. Através de regulamento proposto aos feirantes, haverá alteração no formato atual e não será mais realizada a distribuição gratuita de sacolas plásticas nas feiras, com substituição inicial por sacos de papel, a partir do dia 18 de junho. Depois disso, haverá um trabalho gradual para manter o processo sem sacolas plásticas.

O diretor-presidente do Sanep, Alexandre Garcia, salienta que o formato adotado em Pelotas vai inverter a lógica do que tem acontecido em outras cidades do país e que apresenta poucos resultados a longo prazo. “Em vez de simplesmente proibir o uso de sacolas plásticas, nós decidimos trabalhar a conscientização antes, para que a população entenda e vá criando esta consciência sobre a importância da iniciativa e vá mudando seus hábitos. Vamos distribuir ecobags ao consumidor nestas ações e orientá-los para que sigam usando sacolas de tecido nas feiras. Não queremos impor uma mudança, queremos que seja gradual e ire um hábito”, salienta Garcia. O investimento da autarquia no projeto é de aproximadamente R$ 100 mil.

Confira o cronograma nas feiras

30/5 (sábado) – 8h às 12h: feira das avenidas Bento Gonçalves e Dom Joaquim
2/6 (terça) – 8h às 12h: feira orgânica na Bento Gonçalves (próximo a Brigada Militar)
2/6 (terça) – 16h às 20h: feira próxima ao Hipermercado Big
4/6 (quinta) – 14h30 às 18h30: feira no Largo do Mercado Central
6/6 (sábado) – 8h às 12h: feiras das avenidas Bento Gonçalves e Dom Joaquim
9/6 (terça) – 8h à 12h: feira orgânica na Bento (próximo à Brigada Militar)
9/6 (terça) – 16h às 20h: feira próxima ao Hipermercado Big
11/6 (quinta) – 14h30 às 18h30: feira no Largo do Mercado Central
13/6 (sábado) – 8h às 12h: feiras das avenidas Bento Gonçalves e Dom Joaquim
16/6 (terça) – 8h às 12h: feira orgânica na Bento (próximo à Brigada Militar)
16/6 (terça) – 16h às 20h: feira próxima ao Hipermercado Big
18/6 (quinta) – 14h30 às 18h30: feira no Largo do Mercado Central

Imagem: Jô Folha/Diário Popular