Entram em vigor neste domingo as reformulações no transporte coletivo urbano, inclusive os novos cartões para o pagamento das passagens. Até o final da manhã de sexta-feira haviam sido confeccionados 70 mil cartões. Houve mutirão na quinta para atender às empresas, responsáveis pelos cartões de Vale-Transporte destinados aos trabalhadores. Os usuários não deverão ser barrados caso seja registrado algum problema nos cartões neste primeiro dia, desde que já estejam com os cartões novos, porque o antigo só será aceito até este sábado.
Os últimos dias foram de mutirão na sede do Consórcio de Transporte Coletivo de Pelotas (CTCP), formado pelas seis empresas de Pelotas que operam as linhas urbanas (à exceção da Turf) habilitadas para operar o novo sistema em gestão conjunta. Segundo o secretário executivo do CTCP, Enoc Guimarães, há uma corrida muito grande de idosos para fazer o novo cartão. Dos 12 mil registrados até então, pulou para 17 mil cadastrados. Só na quinta foram emitidos 498 cartões para essa categoria.
Guimarães acredita que a integração tarifária não deverá dar problema, mas salienta se tratar de um novo sistema e que ajustes devem ocorrer no decorrer da utilização da bilhetagem eletrônica prevista na licitação ganha pelo consórcio, um processo diferente e mais complexo do que era utilizado até então. As empresas ganhadoras vão operar o segmento por 25 anos, conforme estabelece o contrato com o município.
De um ônibus a outro
O tempo entre a leitura do cartão na bilhetagem eletrônica entre os transportes utilizados não poderá ultrapassar 60 minutos. O usuário, dentro deste período, poderá utilizar duas linhas para chegar ao destino, desde que seja caracterizado como continuidade de deslocamento. Caso o passageiro precise retornar ao seu ponto de origem, ele pagará a tarifa normal.
Reconhecimento facial
Oito categorias de cartões vão funcionar, sendo em três delas – Estudante, Sênior e Especial – pelo reconhecimento fotográfico.
Site e aplicativo
No site prati.com.br e no aplicativo CittaMobi, inicialmente disponível para aparelhos com os sistemas operacionais Android e iOS, o usuário poderá localizar o veículo a ser pego e saber dentro de quanto tempo ele estará na parada mais próxima. No site também é possível fazer a compra de carga para os cartões magnéticos
Fonte: Diário Popular