A direção do Sanep alerta a população sobre uma pessoa que está se fazendo passar por funcionário da autarquia com a intenção de enganar os usuários. O falso servidor do Sanep alega que o usuário possui um débito com a autarquia (às vezes, dívida ou multa) e que poderá resolver a situação e cancelar a dívida efetuando ele próprio o pagamento, caso o usuário faça depósito de determinado valor na conta bancária fornecida por ele. Dívidas somente podem ser negociadas ou quitadas no prédio de atendimento do Sanep, na Félix da Cunha, em horário de expediente, durante a semana.
Todos os requerimentos e demandas solicitadas diretamente no atendimento, ou mesmo por telefone, pelo serviço 115 (para o caso de vazamentos de água, desobstruções de esgoto, e outros reparos) são registrados no sistema de atendimento ao usuário e possuem um número de protocolo que pode ser acompanhado pelo site: http://www.pelotas.rs.gov.br/sanep/servicos/consulta-requerimento/.
Demandas e dúvidas também podem ser encaminhadas pelos links http://www2.pelotas.com.br/transparencia/faleconosco/ e http://www.pelotas.rs.gov.br/sanep/servicos/solicitacao-on-line/.