Ministério da Integração Nacional (MI) reconheceu nesta quarta-feira (28/10/15) a Situação de Emergência do Município de Pelotas, devido aos alagamentos em vários pontos da cidade, especialmente, no Laranjal e na Colônia dos Pescadores Z3. Além de Pelotas, outras 65 cidades tiveram a situação oficializada pela União.
Com a homologação do Governo Federal, a prefeitura poderá acessar recursos da União para execução de obras para reduzir os riscos nas áreas atingidas. Entre elas, a construção de um sistema de proteção eficiente para toda a região do Laranjal.
Atualmente, a prefeitura trabalha na construção de um dique emergencial que setoriza a área habitada da região do Valverde no Laranjal, a fim de que o sistema de drenagem existente no local – que trabalha em plena capacidade, mas não estava dando conta de drenar a área, devido à quantidade excessiva de água oriundas tanto do canal São Gonçalo quanto da Lagoa dos Patos – tenha condições de baixar as águas das zonas residenciais inundadas.
Defesa Civil estadual e nacional se reúnem em Pelotas
Representantes da Defesa Civil do Rio Grande do Sul e do País mantêm reunião aberta durante todo o dia, nesta quarta-feira (28/10/2015), no Salão Nobre da prefeitura de Pelotas, cedido especialmente para atendimento dos municípios da região que decretaram situação de emergência em razão das chuvas.
Caixa Econômica Federal e Banco de Brasil, presentes na reunião de trabalho, prestam orientações para os representantes dos municípios, quanto a procedimentos para liberação do Fundo de Garantia (FGTS) a pedido de moradores com residências atingidas pelas cheias.