O projeto da nova estrutura do Estádio Bento Freitas, do Grêmio Esportivo Brasil, foi apresentado ao prefeito Eduardo Leite nesta segunda-feira (26/10/15). Dividida em quatro fases, a construção não irá impedir a realização de jogos durante a obra.
“Pelotas só tem a ganhar com esse projeto, tão importante para a economia da cidade”, destacou Eduardo. O prefeito aproveitou para parabenizar o time pela vitória que garantiu vaga na série B do Campeonato Brasileiro.
Projetado pela Olla Estúdio de Arquitetura, o novo estádio será executado pela Porto 5 Empreendimentos, que o financiará. O local será adequado às normas da FIFA, Confederação Brasileira de Futebol, Corpo de Bombeiros e normas municipais em questões como segurança, área de jogo e jogares e árbitos.
Detalhes da obra
Na primeira fase, que deve começar em janeiro, será construído o anel inferior, elevando a capacidade do estádio para 12.314 lugares, com 24 saídas, 16 banheiros masculinos, 12 banheiros femininos e 12 bares e lanchonetes.
A segunda etapa erguerá o segundo piso na arquibancada da J.K. de Oliveira, adicionando 3.047 lugares, cinco novas saídas, seis banheiros masculinos e quatro femininos, quatro bares e um lounge vip.
Na terceira etapa do projeto será construído o segundo piso na arquibancada da João Pessoa. Serão mais 2.959 lugares, cinco novas saídas, cinco banheiros masculinos e três femininos, quatro bares e um lounge vip.
A quarta e última etapa trará o segundo piso da arquibancada do placar. 2.149 lugares serão construídos, totalizando a capacidade final do estádio em 20.469 lugares. Nesta fase, quatro saídas, dois banheiros masculinos e dois femininos, três bares e um lounge vip serão adicionados ao local.
O projeto engloba, ainda, duas áreas. Os aspectos técnicos, que abrangem o Caderno de Encargos da FIFA, a capacidade, as exigências do Corpo de Bombeiros e o Código de Obras do município. Já a segunda diz respeito ao Programa do Clube e suas necessidades. Cinco eixos fazem parte desta segunda área: administrativo, futebol, imprensa, fácil manutenção e fonte de receita e setorização e flexibilidade.
Participaram da reunião a vice-prefeita Paula Mascarenhas; o secretário de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana, Gilberto Cunha; o secretário de Transporte e Trânsito e vice-diretor do Departamento de Futebol do Grêmio Esportivo Brasil, Cláudio Montanelli; o vereador Rafael Amaral (PP); os representantes Grêmio Esportivo Brasil, André Araújo e Thiago Perceu; o representante da Olla Estúdio de Arquitetura, Harry Caldeira; e os representantes da Porto 5 Empreendimentos, Joaquim Costa e Rafael Nascimento.
Redator(a): Monique Heemann