O desfile tradicionalista que encerra a Semana Farroupilha em Pelotas neste domingo (20/9/15), na Praça 20 de Setembro, vai ocasionar mudanças no trânsito, das 6h às 13h. Equipe da Secretaria de Trânsito (STT) e da Secretaria de Cultura (Secult) se reuniram na tarde desta quinta (17), no Casarão 2, para alinhar os últimos detalhes.
Em função do desfile, que vai ser realizado da avenida Presidente João Goulart à rua Marcílio Dias, a partir das 10h, estará bloqueado o trecho entre as ruas Professor Araújo até a esquina da avenida Bento Gonçalves. A atividade terá sentido bairro/Centro.
A concentração dos cavalarianos ocorre na João Goulart e a dispersão será feita pela Professor Araújo. Já os pedestres e veículos motorizados devem se concentrar entre a João Goulart e a Bento Gonçalves e se dispersar pela Marcílio Dias.
Outras interrupções
Também devido ao desfile, será bloqueado o fluxo de veículos na rua Barão de Conceição com a rua Voluntários da Pátria e na Marcílio Dias com Lobo da Costa e Voluntários. As interrupções ocorrem a partir das 6h.
A STT ressalta que só é permitido permanecer em cima dos caminhões e camionetes durante o desfile. A decisão foi acordada em reunião entre agentes de Trânsito, Brigada Militar e o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG).
No encontro desta tarde estiveram presentes o diretor de manifestações populares da Secretaria de Cultura (Secult), Paulo Pedroso; o diretor de Trânsito da STT, Cléo Cardozo, e o agente Vozer.
Para o desfile
Ao todo 27 entidades tradicionalistas participam do desfile – algumas com caminhões e camionetes e outras com cavalos e faitos. Representante da 26ª Região Tradicionalista (RT), Ivan Cardoso, salienta que será cobrado o exame de mormo dos equinos que vão participar do evento e que, por medida de segurança, duas pessoas devem acompanhar os veículos – uma de cada lado – durante o desfile. Menores de idade estão proibidos de portar facas e a orientação é que adultos também não as levem nem ingiram bebidas alcoólicas.