Em Pelotas, o valor da água é cobrado por consumo hidrometrado, com pagamento pela quantidade de água utilizada na residência, em conformidade com a Lei do Plano de Saneamento nº 11.445/2007. Para que a leitura e a manutenção sejam realizadas pelos servidores do Sanep, o hidrômetro deve estar instalado em local acessível e em boas condições – a conservação do aparelho é de responsabilidade do morador.

Nos últimos meses, as equipes do Sanep têm enfrentado dificuldades tanto para acessar o hidrômetro, quando é necessária a remoção, manutenção ou o corte por inadimplência, quanto para verificar o consumo através dos números marcados no relógio. Alguns aparelhos se encontram em péssimo estado de conservação, muitos são enterrados pelos proprietários da residência na hora da instalação – em dias de chuva, por exemplo, a água, folhas de árvores e o barro acumulam nos buracos em que são enterrados os hidrômetros, impossibilitando o serviço e colocando em risco o bom funcionamento do aparelho.

Quando o servidor do Sanep não consegue ter acesso ao hidrômetro, o valor da conta será referente ao último consumo registrado em leitura. Nestes casos, as variações serão calculadas a partir de uma nova verificação.

“Por isso existem alguns casos em que o morador paga durante uma sequência de meses um valor básico e no próximo mês, em que é feita a leitura, o valor da conta aumenta. Solicitamos a ajuda da população, pois é de extrema importância que o hidrômetro seja instalado em local de fácil acesso e permaneça bem conservado”, destaca o diretor-presidente do Sanep, Alexandre Garcia.
O morador é notificado durante a tentativa de acesso e deve regularizar a situação do aparelho. O Sanep disponibiliza no seu site os modelos aceitos para a caixa de proteção ao hidrômetro, com o padrão solicitado para instalação dos aparelhos.

É importante que o responsável escolha um local adequado para instalar o hidrômetro. Em caso de dúvida, o morador pode agendar a visita da equipe da Divisão de Hidrômetro, que irá indicar o espaço correto. O contato pode ser feito pelo telefone (53) 3025.3834. O fornecimento e a instalação do aparelho é responsabilidade do Sanep, porém a preparação do espaço, a guarda e a conservação é obrigação do proprietário.

Lembre-se:

O hidrômetro deverá estar livre de qualquer obstáculo superior de forma a não haver impedimento ao seu acesso;
O livre acesso ao local do medidor de água será assegurado pelo usuário, sendo vedado impedi-lo com qualquer obstáculo que dificulte a remoção do mesmo, cortes por inadimplência ou a apuração do consumo.
Por Angélica Mengue/Ascom

 

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)