OLHAR CRISTÃO (14 de agosto 2017)

Amigos e amigas da Rádio Universidade, sem duvida a melhor noticia da semana passada foi o numero de vagas de trabalho criadas no Brasil ao longo do mês de julho. Pelo quarto mês seguido, aliás, a quantidade de novos postos de trabalho superou as demissões. Cerca de 35 mil novas vagas foram abertas em diversos setores da economia. Esses números positivos, juntamente com outros, como por exemplo, a produção industrial e as exportações, acendem alguma luz no fim desse túnel escuro pelo qual estamos atravessando infelizmente. O Brasil é mais forte do que a crise! É claro que ainda não superamos nem a metade do longo e doloroso caminho que temos que atravessar. A crise atual, segundo afirmam os pesquisadores, é a pior crise política e econômica dos últimos 100 anos pelo menos! Por outro lado, jamais se viu na historia do nosso país tanta gente graúda, tanta gente de paletó e gravata sendo processada como qualquer cidadão ou cidadã. O chamado “mensalão” e mais ainda a “Operação Lava a jato” de alguma maneira acabaram com aquele velho mito de que gente rica, políticos, empresários, não ia para a cadeia. Devemos isso a Constituição Federal, a “Constituição Cidadã” que deu ao Ministério Publico amplos poderes para defender o povo brasileiro dos assaltantes dos cofres públicos. Devemos isso a Policia Federal que cumpriu e vem cumprindo o seu dever sem se deixar intimidar pelas pressões que vem de cima. Devemos isso a Sergio Moro e todos os juízes que se esforçam para que a lei, de fato, seja para todos e todas. Devemos isso também ao grito do povo nas ruas. Então, apesar do desemprego e de todos os sofrimentos, entendemos que esta crise poderá gerar um novo país, uma país menos desonesto, menos corrupto e mais cidadão realmente. Como toda crise, aliás, esta crise brasileira também pode trazer algo de positivo. Não temos nem nunca teremos um Brasil perfeito, mas algumas coisas importantes já começaram a mudar. Se soubermos aprender as lições que o momento atual nos ensina haveremos de sair deste túnel com mais vigor e esperança. Se apesar da crise conseguirmos permanecer de cabeça erguida, sem nos deixarmos abater pelo pessimismo ou pela onda de derrotismo, de negativismo, com certeza sairemos melhor do que quando entramos. As experiências vividas, por piores que tenham sido, nos ajudarão a fortalecer nossa fé, nossa crença no direito e na justiça que ainda não morreram.

Amigos e amigas da Rádio Universidade, aqui neste microfone jamais deixaremos de passar para os nossos ouvintes uma mensagem positiva. Não seremos jamais porta-vozes do pessimismo. Jamais deixaremos de acreditar no Brasil e na força do povo brasileiro. O Brasil de fato não é o país da roubalheira, o país da corrupção onde vale a pena ser desonesto. Não, não apostamos no “quanto pior melhor”. Alguns partidos políticos e centrais sindicais, na tentativa de retomarem o poder, talvez desejem ver a destruição do Brasil para se sentirem depois uma espécie de “salvadores da pátria”. Pelo menos neste microfone não encontrarão apoio. A RU não se juntará ao coro dos pessimistas! Desejar que o pior aconteça não resolve nada. E aqui não se trata de apoiar este ou aquele governo ou partido, seja ele de esquerda, de centro ou de direita. Aqui se trata de apoiar a fé do povo brasileiro, este povo bom, este povo honesto e trabalhador, este povo forte e valoroso, povo que constrói a nação com o seu jeito tão especial de ser. O Brasil continua sendo um grande país e haverá de superar a crise, haverá de sair desse túnel tão escuro no qual boa parte da classe política e empresarial nos meteu. Sim, minha gente, haveremos de vencer a crise com fé, a mesma fé que sempre acompanhou o nosso povo nos piores momentos da sua historia.

Amigos e amigas da Rádio Universidade, o momento atual é de crise, mas é acima de tudo de esperança! Crer e esperar. Crer, esperar e trabalhar! O momento é de arregaçar as mangas e trabalhar com fé e esperança. Crer, esperar e trabalhar, de olho nos políticos, de olho na Constituição que garante o exercício pleno da cidadania. Crer, esperar e trabalhar duro para que possamos sair da crise mais fortalecidos e assim continuarmos a construir um pais menos injusto para os brasileiros e brasileiras. Nós merecemos isso!

Pe. Plutarco Almeida, SJ / Diretor Geral da RU