AO VIVO

Imunizantes podem ser encontrados nos mais de 50 pontos de vacinação

A partir de uma nova remessa de doses dos imunizantes Pfizer Baby e Pfizer Pediátrica, a Prefeitura de Pelotas retoma nesta sexta-feira (10) a vacinação infantil contra a Covid-19. As vacinas destinadas para os públicos de seis meses a quatro anos, e cinco a 11 anos de idade, podem ser encontradas no Ambulatório da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Município.

Para crianças com idade entre seis meses e quatro anos, o imunizante utilizado é a Pfizer Baby. O esquema vacinal é compreendido por três doses, podendo a segunda ser aplicada 28 dias após a primeira e a terceira após oito semanas da aplicação da segunda dose.

Já para crianças com idade entre cinco e 11 anos, o imunizante utilizado é a Pfizer Pediátrica. Este esquema vacinal também é compreendido por três doses, mas apresenta um intervalo de tempo diferente. Neste caso, a aplicação da segunda dose deve ser realizada dois meses após a primeira e a terceira quatro meses após a segunda.

Crianças de 3 e 4 anos que se vacinaram com Coronavac na primeira dose, devem aguardar uma nova remessa do imunizante pelo Ministério da Saúde.

Vacinação infantil em números

Milhares de crianças, entre seis meses e 11 anos, que residem no município, ainda não estão com o esquema vacinal completo contra a Covid-19. A Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde (Vigiep/SMS), seguindo orientação para todo o país, divide os menores em grupos, por faixas etárias, para aplicação dos imunizantes. 

Para exemplificar, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (https://vacina.saude.rs.gov.br/), que registra o público vacinável das cidades gaúchas, o total em Pelotas, entre os pequenos de três e quatro anos, é de 8.058. Desses, somente 2.872 receberam a primeira dose, 1.415 a segunda, e 19 a de reforço.

A Vigiep salienta que a população vacinável entre cinco e 11 anos é de 27.947 em Pelotas. Entre essas crianças, 23.226 receberam a primeira dose, 16.055 a segunda, e 1.987 a de reforço. 

Quanto aos bebês, entre seis meses e três anos, a primeira dose foi aplicada em 316 pequenos e a segunda em 132. Não há cálculo do Estado para o total dessa faixa, considerando que a vacina é destinada somente para o público com comorbidades. Menores de seis meses não são vacinados contra a Covid-19.

Onde encontrar a vacina

Crianças de seis meses a menores de três anos devem receber a vacina contra a Covid-19 no Ambulatório da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), à avenida Fernando Osório, 1.586, das 8 às 20h, por agendamento no site da Prefeitura (https://pelotas.com.br/agenda-vacinacao/agendar).

Crianças de cinco a 11 anos podem receber a vacina em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. As aplicações são feitas de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 11h e das 13h30min às 16h, exceto nas UBSs Balsa e Jardim de Allah, que disponibilizam atendimento somente pelo período da manhã.

Por Micael Carvalho

Foto Michel Corvelo