AO VIVO

Paciente voltou de viagem a Torres (RS) com sintomas e está sob acompanhamento da SMS

Secretaria Municipal de Saúde (SMS) monitora a situação de um paciente suspeito de ter contraído dengue. O caso, que pode ser o primeiro registrado na cidade este ano, depende do resultado do exame realizado pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Estado (Lacen) para ser confirmado. A infecção foi identificada em uma paciente do sexo feminino que estava em viagem de férias na cidade de Torres (RS) e apresentou sintomas quando retornou à cidade. A paciente teve diagnóstico positivo em teste realizado por laboratório particular.

De acordo com o relatório de acompanhamento da SMS, a paciente apresentou sintomas como febre, dores de cabeça, dores musculares, erupções e manchas avermelhadas pelo corpo e no momento está assintomática. Todas as pessoas com que teve contato também estão sendo monitoradas e nenhuma apresentou sintomas da doença. 

Prefeitura mantém ações de combate ao Aedes Aegypti

Até o momento, foram identificados pela SMS, cinco focos do mosquito transmissor da dengue em Pelotas, sendo quatro no bairro Simões Lopes. 

De acordo com a chefe da Vigilância Ambiental, Isabel Madrid a região é uma localidade de recorrente identificação de focos do mosquito Aedes aegypti. “Há dois anos estamos trabalhando incessantemente no Simões Lopes. Os focos deste ano foram em potes com plantas, o que nos alerta para a importância de atenção aos pequenos depósitos dentro das residências”, disse.

O município realiza ações de vigilância e combate ao mosquito de forma contínua e permanente através de visitas domiciliares, inspeções em terrenos baldios e comércios, monitoramento de pontos estratégicos, vistoria de denúncias e solicitações realizadas pela população, além de aplicação de inseticidas. As ações acontecem diariamente com equipes espalhadas pelos bairros Centro, Fragata, Três Vendas, Areal e Porto.

Os números da dengue em Pelotas

2023 – 1 caso suspeito, aguardando resultado do Lacen

2022 – 92 casos suspeitos, 14 positivos

2021 – 13 casos suspeitos, 4 casos confirmados

Dicas de como evitar a proliferação do mosquito

– Manter caixas d’água tampadas ou vedadas

– Guardar garrafas e vasilhas com a abertura virada para baixo

– Não acumular pneus ao ar livre e os descartar em locais adequados

– Manter pratinhos de vasos de plantas com areia

– Eliminar recipientes que possam acumular água

– Limpar ralos, uma vez por semana, com uso de água sanitária

– Manter pátios limpos

– Limpar vasilhas de comida e água de animais

– Uso de repelente corporal contra mosquitos – evitando o contágio e também a proliferação da doença

– Colocar telas em portas e janelas das residências

– Uso de mosquiteiros em casa, principalmente de crianças e acamados que ficam mais propensos a serem picados

Por Francine Neves

Foto: Michel Corvello – Arquivo/Ascom