AO VIVO

Teve início em Pelotas, nesta quinta-feira (12), a Imunização contra Covid-19 com a vacina Pfizer/Biontech pediátrica, que equivale à terceira dose

Prefeitura de Pelotas começou, nesta quinta-feira (12), a vacinação com a primeira dose de reforço (ou terceira dose) para crianças de cinco a 11 anos de idade. A imunização com a vacina Pfizer formulação pediátrica está recomenda e autorizada por meio da Nota Técnica 406/2022 emitida pelo Ministério da Saúde. Dentre as orientações está o intervalo mínimo de quatro meses, após a segunda dose. 

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), aproximadamente 15,1 mil crianças já estão aptas a receberem a terceira dose no município, considerando o prazo de quatro meses da segunda dose. Ainda conforme as orientações, a terceira dose com Pfizer pediátrica é tanto para as crianças que se vacinaram com este imunizante, quanto para aquelas que foram vacinadas com a Coronavac.  

Confira onde vacinar crianças de 5 a 11 anos contra Covid-19 em Pelotas

De segunda a sexta-feira

– Ambulatório da UCPel – av. Fernando Osório, 1.586 – das 8h às 20h

– Bancas 16 e 17 do Mercado Central – das 8h às 17h

– Todas as UBS – das 8h30 às 11h e 13h30 às 16h – exceto as UBSs Balsa e do Jardim de Allah, que funcionam somente até às 13h30

Sábados

– Bancas 16 e 17 do Mercado Central – das 8h30 às 12h30

Documentação necessária

– Documento de identidade da criança e do responsável

– Carteira de vacinação da criança

Outras orientações

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) esclarece que todas as vacinas recomendadas no Calendário Nacional de Vacinação podem ser aplicadas no mesmo dia, em adultos e crianças acima dos 6 meses. Não é mais preciso aguardar o intervalo mínimo de 14 dias entre o imunizante contra a Covid-19 e qualquer outro previsto. Além disso, crianças que iniciaram o esquema vacinal contra o coronavírus e, no intervalo entre a primeira e a segunda dose, completaram 12 anos, obrigatoriamente devem concluir o esquema com a vacina pediátrica. 

As pessoas com sintomas gripais não devem comparecer para vacinação enquanto estiverem passando pelo quadro. O mesmo vale para quem tiver positivado para o coronavírus. É necessário aguardar 30 dias do início dos sintomas para receber a dose de imunização.

Por Ascom

Foto: Rodrigo Chagas