AO VIVO

Para comprar ou consumir itens tradicionais que vão à mesa nas comemorações de Natal e Ano Novo, consumidor deve estar atento

A Vigilância Sanitária (Visa) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), considerando a procura por produtos tradicionais para as festas de Natal e Ano Novo, que geralmente não fazem parte das refeições rotineiras, orienta os consumidores para que adquiram itens bem conservados, com qualidade e cuidados necessários, para evitar riscos à saúde.

“Elaboramos uma lista com as principais dicas para o consumidor. Produtos mal acondicionados, armazenados em local impróprio ou em temperatura inadequada podem causar sérios problemas à saúde. Recomendamos atenção, para que sejam evitados transtornos”, pontua o chefe de Departamento de Vigilância Sanitária da Prefeitura, Sidnei Louro Jorge Júnior.

Confira as dicas

A Visa alerta que, antes de conferir qualquer item em relação ao produto que será adquirido, o consumidor deve verificar a data de validade.

– Os produtos devem estar em embalagens íntegras, sem rasgos, amassados ou reembalados.

– Conservação na temperatura especificada na embalagem original.

– Compra de carnes e derivados devem ser feitas em estabelecimentos regularmente constituídos, com autorização legal para comercializar esses produtos.

– O consumidor final tem que receber o produto como foi produzido, sem ter passado por descongelamento, quando originalmente congelado, ou por congelamento, quando originalmente não seria.

– O consumidor deve solicitar sempre a nota fiscal, para futura comprovação de origem, em caso de eventual problema.

– Produtos com maionese ou outros itens que possam levar a Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA) precisam ser conservados em refrigeração até o momento do consumo.

– O descongelamento de produtos originalmente congelados precisa ser realizado em meio refrigerado.

Por Tânia Magalhães