AO VIVO

Público de todas as idades aproveitou produtos, serviços e as variedades de gastronomia oferecidos

Alegria, descontração, música, dança, brincadeiras, diversão e entretenimento tomaram conta de todo o espaço preparado para a Festa Municipal do Pêssego, no domingo (4), durante todo o dia, na Vila Nova, 7º distrito de Pelotas. Público estimado em mais de duas mil pessoas, de todas as idades, não perdeu a oportunidade de participar do evento organizado para valorizar a “fruta-símbolo da cidade”, como afirmou a prefeita Paula Mascarenhas.

“A festa só existe graças aos homens e mulheres que acreditam na terra, que trabalham para produzir o pêssego, que não se deixam esmorecer e mantêm o entusiasmo necessário para avançar na produção, principalmente na qualidade. O pêssego é a cultura mais tradicional de Pelotas. É a nossa fruta-símbolo. Somos a Cidade do Doce e do Pêssego. É nessa referência que está depositado nosso potencial econômico, ambiental e turístico”, salientou a prefeita.

O vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Rural, Idemar Barz, destacou o grande número de pessoas no evento e atribuiu o sucesso à organização e ao local escolhido. “A Festa é de todos e os produtores são o grande destaque. O público visitante, produtos e serviços, comércio diversificado, expositores, agroindústrias, opções de gastronomia e todos os demais atrativos são frutos do trabalho coletivo, de equipes”, observou.

Da manhã à noite

Pela manhã, na propriedade do produtor Idenilson da Silva, próxima ao espaço da Festa Municipal, houve a abertura oficial da colheita 2022, com a presença do vice-prefeito e secretário Idemar Barz. Para valorizar o ato, a Corte do Pêssego – rainha Bruna Chagas Félix e princesa Jordana Kickhofel da Silva – chegou ao local conduzida em uma carroça.

À tarde, acompanhado pela Banda Diplomata, Idemar tocou gaita no palco da Festa, cantando a composição Pelotas Princesa do Sul – canção com música e letra de sua autoria. Depois da apresentação, com a plateia animada, formou-se “trenzinho” puxado pelas cortes do pêssego, do morango, do tomate e pelo público, exalando alegria. 

O Centro Cultural Nativista (CCN) Raízes da Tradição abrilhantou a festa com apresentação artística, reconstituindo a tradição da cultura do pêssego.

No horário dedicado às manifestações das autoridades, para marcar a abertura da Festa, a prefeita Paula reportou-se à Quinzena do Pêssego – uma iniciativa sua, quando vice-prefeita, há 9 anos. “Idealizamos a Quinzena com o objetivo de aproximar o mundo urbano do rural. Obtivemos apoios, parceiros. Restaurantes, nesse período, inovam seus cardápios, incluindo pratos com pêssego na receita. Escolas disponibilizam a fruta na merenda e trabalham o conteúdo. A Feira leva até a cidade a fruta e derivados para os consumidores. Não deixem morrer essa cultura. Pelotas precisa dela”, apelou aos produtores.  

O presidente da Associação de Produtores de Pêssego da Região de Pelotas, Mauro Scheunemann, comentou sobre a quebra da safra deste ano, mas enfatizou a importância de divulgar a produção, enquanto o titular do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Pelotas e representante da Cooperativa Sicredi, Nilson Loeck, reportou-se às mudanças de variedades da fruta ao longo dos anos, com acréscimo de qualidade.

O representante da Gerência Regional da Emater, Jair Seidel, enfatizou que a cadeia produtiva do pêssego está consolidada há décadas na região de Pelotas, gerando número expressivo de postos de trabalho, e fez uma referência especial aos produtores, que viabilizam, com apoio técnico, a qualidade da fruta. “A cultura representa uma atividade que se confunde com nossa história. Há 150 anos, já se plantava pêssego em Pelotas”, afirmou.

O chefe-geral da Embrapa Clima Temperado, Roberto Pedrozo, enfatizou que todos os envolvidos com o pêssego devem sentir orgulho da tradição, da história e do potencial produtivo local, e colocou a Empresa à disposição dos produtores para participar e orientar com o trabalho técnico.

O vereador Cristiano Silva (União Brasil) destacou a qualidade do pêssego produzido em Pelotas e agradeceu a Dulce Bonow, viúva do ex-vereador Jair Bonow, falecido neste ano, lembrando da dedicação do parlamentar às questões do meio rural.

Entre o público, a produtora Cleusa Rediss Pereira, da Colônia Santo Antônio. “Vim a passeio, para prestigiar a festa, aproveitar e incentivar os produtores. O evento está muito bem organizado e é muito importante, neste ano, para animar quem trabalha com a fruta, que registra quebra de safra provocada pelo clima rigoroso do inverno. Está muito bom”, enfatizou. 

Bênção, homenagens e concurso

Após os pronunciamentos, o padre Luiz Armindo Capone e o reverendo Ramasés abençoaram a fruta, a safra, os produtores e os presentes no evento. O ato religioso, em ação de graças pela produção, foi marcado pela participação do público nas orações Pai Nosso e Ave Maria.

Na sequência, a Embrapa homenageou a pesquisadora Maria do Carmo Raseira e o produtor Mauro Sheunemann. A seguir, foram divulgados os resultados do concurso Melhor Pêssego, considerados os quesitos cor, tamanho, forma e uniformidade. Na cultivar mesa, o primeiro lugar foi conquistado pelo produtor João Carlos Bender, que recebeu o troféu das mãos da prefeita Paula Mascarenhas e do presidente do Sindicato da Indústria de Doces e Conservas Alimentícias de Pelotas, Paulo Crochemore. Na categoria cultivar indústria, o primeiro lugar coube ao produtor Alvino Noremberg, que recebeu o troféu entregue pelo vice-prefeito e secretário Idemar Barz.

A organização da Festa Municipal do Pêssego esteve a cargo da Comunidade São Pedro da Vila Nova, Vila Nova Esporte Clube e o CCN Raízes da Tradição, com apoio e participação da Prefeitura, da Embrapa, Emater, Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Pelotas, Sebrae, Sindicato da Indústria de Doces e Conservas Alimentícias de Pelotas (Sindocopel), Associação dos Produtores de Pêssego da Região de Pelotas (APPRP), Cooperativa dos Apicultores e Fruticultores da Região Sul (Cafsul), Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e patrocínio do Sicredi e Sindocopel.

Além dos citados, participaram da Festa o chefe do Escritório Municipal da Emater, Francisco Arruda, o presidente do Esporte Clube Recreativo Vila Nova, Jerônimo Betemps, a coordenadora da Comunidade São Pedro, Ana Cristina Nunes Betemps, e o patrão do Centro Cultural Nativista Raízes da Tradição, Carlos Jair Gonçalves de Oliveira.

 Foto: Rodrigo Chagas

Por Tânia Magalhães