AO VIVO

Profissionais da Atenção Primária participam de encontro para esclarecer dúvidas sobre os programas Pidi e Melhor em Casa

Equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município participam, nesta terça-feira (20), de encontro para alinhar questões referentes ao atendimento de pacientes dos programas de Internação Domiciliar Interdisciplinar (Pidi) e Melhor em Casa do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel). O processo de encaminhamento de usuários será detalhado aos profissionais da rede municipal. O encontro está marcado para as 14h no auditório da Unidade Cuidativa da UFPel, à avenida Duque de Caxias, 104, bairro Fragata.

Conforme explica a técnica em Enfermagem do Serviço de Atenção Domiciliar e Cuidados Paliativos (UADCP) do HE-UFPel, Mirela Iliadis, o Pidi é um programa de assistência diária para pacientes oncológicos, em fase aguda da doença, que apresentam sintomas de difícil controle. 

O Melhor em Casa presta auxílio semanal àqueles com patologias diversas que estejam em fase aguda e apresentem sintomas de manejo complicado. “Será apresentada a composição das equipes de Atenção Domiciliar, além da discussão de casos e realização de uma visita guiada ao formulário de encaminhamento ao serviço”, explica Mirela.

Os encaminhamentos para os programas Pidi e Melhor em Casa podem ser realizados pelo site do HE (https://www.gov.br/ebserh/pt-br/hospitais-universitarios/regiao-sul/he-ufpel), pelo Formulário de Solicitação de Avaliação Domiciliar, que pode ser preenchido pelos enfermeiros e médicos de todos os serviços de saúde do município.

Imagem: Divulgação/UFPel

Por Marina Amaral