AO VIVO

Estoque de sangues O+ e O- estão em nível crítico

Campanha de Natal promovida pelo Hemocentro Regional de Pelotas (HemoPel), para evitar o desabastecimento, segue até sexta-feira (23). A iniciativa lembra que uma simples doação de sangue pode ser o presente esperado por muitas pessoas, já que cada uma pode salvar até quatro vidas. Atualmente, as maiores urgências são para os tipos O positivo e negativo, cujos estoques estão 80% abaixo do nível seguro.

O atendimento para doações é feito de segunda a sexta-feira das 7h30min às 17h30min, sem fechar ao meio-dia. O HemoPel é responsável por abastecer três hospitais da cidade – São Francisco de Paula, Pronto Socorro e Beneficência Portuguesa – além de outros 23 municípios das regiões Sul e da Campanha. 

Quem pode doar?

Pessoas saudáveis, sem sintomas gripais, que não tiveram contato com suspeitos ou confirmados de Covid-19 podem doar. Quem teve a doença pode fazer a doação dez dias após ser considerado curado. Depois das vacinas, é necessário esperar alguns dias. Nos casos da imunização contra gripe e da e da CoronaVac, é possível doar depois de dois dias. Para as demais marcas contra o coronavírus, são necessários sete dias de intervalo.

As regras gerais para doação são: ter idade entre 16 e 70 anos incompletos, com peso superior a 50 quilos. Porém, os adolescentes de 16 e 17 anos precisam ter autorização dos responsáveis legais. O candidato a doador deve procurar o HemoPel portando documento de identidade com foto. No dia da doação, precisa estar alimentado, ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas. Homens podem doar a cada dois meses, no máximo quatro vezes por ano. Mulheres a cada três meses, até três doações anuais.

Carona

O Hemocentro oferece carona para grupos que tiverem dificuldade de chegar ao local. Para quem mora em Pelotas, o transporte está disponível para seis a 14 pessoas. Para municípios vizinhos, pode ser agendado para turmas de 14 pessoas. 

Grupos, independente da carona, podem ser agendados previamente, por telefone, para que a equipe se prepare e o tempo de espera não seja grande.

O Hemocentro fica na avenida Bento Gonçalves, 4.569, próximo ao Colégio Municipal Pelotense. O telefone para outras informações é o (53) 3222-3002, ou pelo WhatsApp (53) 98156-1209.

Foto: Michel Corvello – Arquivo/Ascom

Por Alessandra Meirelles – MTb/RS 10052